Óleo Essencial de Orégano: 6 benefícios que você precisa saber!

Óleo Essencial de Orégano: 6 benefícios que você precisa saber!

O orégano é muito conhecido por ser aquele tempero delicioso que dá um toque especial em vários pratos da nossa cozinha, um deles é aquela pizza maravilhosa! Mas você sabia que ele vem revelando outras utilidades no dia a dia, inclusive com inúmeros benefícios para a saúde?

 

Pois é, gente! Os inúmeros benefícios que essa plantinha nos dá vão desde ajudar a nossa pele a ficar mais linda e saudável até nos ajudar a combater a obesidade! Por isso, neste post vamos falar sobre os benefícios que o Óleo Essencial de Orégano pode trazer para você.

Óleo Essencial de Orégano

 

Mas por que começamos falando sobre o orégano e vamos passar para o Óleo Essencial de Orégano? Por dois motivos: queremos fazer uso do orégano de forma a nos aproveitarmos dos seus benefícios sem ter que ficar passando o tempero na pele ou ingerindo a planta o tempo todo! Ele é uma delícia, mas tudo em excesso enjoa né?! Melhor deixar o tempero só para saborearmos nos alimentos e deixar o óleo fazer a parte de trazer os benefícios.

 

O segundo motivo é que o Óleo Essencial de Orégano, que tem coloração marrom-avermelhada, apresenta como componente majoritário o carvacrol (65% no mínimo), um poderoso agente antioxidante e anti-inflamatório que possui propriedades antibacterianas, antimelanomicas, antirradicais livres, antifúngicas e anticancerígenas, todas comprovadas cientificamente. Confira esse e outros benefícios que ele traz para você.

 

Benefícios do Óleo Essencial de Orégano

Ajuda a combater problemas respiratórios

 

Por conter propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, o Óleo Essencial de Orégano pode ajudar a tratar e aliviar os sintomas de diversas doenças respiratórias, como resfriados, gripe, asma e bronquite. O timol e carvacrol presentes em sua composição combatem os organismos infecciosos e aliviam a congestão das vias respiratórias e congestão nasal.

 

Combate o envelhecimento precoce

 

O Óleo Essencial de Orégano funciona bem para retardar todo o processo de degeneração celular, afetando a velocidade em que os efeitos do envelhecimento negativos atuam. As grandes quantidades de antioxidantes presentes no orégano estão relacionadas com a idade, assim como a doença ocular, degeneração muscular e vários problemas do sistema nervoso.

Ajuda a prevenir e combater bactérias

 

O carvacrol presente no Óleo Essencial de Orégano inibe o crescimento de várias estirpes de bactérias, como Escherichia coli e Bacillus cereus. A sua baixa toxicidade juntamente com o aroma e sabor agradáveis, credencial o óleo a ser um bom aditivo alimentar para prevenir contaminação bacteriana. Pensa-se que as suas propriedades anitmicrobianas se devam ao facto de produzir disrupção (rompimento) da membrana bacteriana.

 

Controla a Diabetes

 

Por inibir a ação da enzima dipeptidil peptidase IV, que promove a produção de insulina no sangue, o óleo essencial pode ajudar no controle da diabetes tipo 2. Além disso, como é um alimento rico em propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o Óleo Essencial de Orégano pode diminuir a inflamação crônica e obesidade causada pela doença.

 

Ajuda o coração e combate a obesidade

 

Mais uma vez, graças às suas propriedades antioxidantes, o Óleo Essencial de Orégano pode proteger o coração e os vasos sanguíneos de danos causados pelos radicais livres, já que possui entre os seus componentes o ácido ursólico, que aumenta a quantidade de gordura marrom nos músculos (gordura boa) e diminui a gordura branca (gordura ruim), diminuindo o risco de doenças cardiovasculares e, também, de obesidade.

 

Ajuda a melhorar doenças na pele

 

Como dissemos a todo momento, o Óleo Essencial de Orégano possui propriedade anti-inflamatórias e antioxidantes. Por isso, ele pode tratar e aliviar os sintomas do eczema, psoríase, rosácea, candidíase e outras infecções semelhantes, bastando apenas o paciente aplicar uma pequena quantidade do produto sobre a região afetada.

Nunca consuma ou aplique insumos vegetais ou animais sem orientação e acompanhamento de um profissional qualificado e de sua confiança.

“O Ministério da Saúde adverte: não existem evidências científicas comprovadas de que este produto previna, trate ou cure doenças. ”

 

Onde encontrar: Você encontra esses e outros Óleos acessando este linkmundodosoleos.com ou indo até a nossa loja localizada no CLSW 504 Bloco “B” loja 46, Sudoeste, Brasília (DF).

 

Descarte do Óleo

 

O descarte não adequado dos Óleos pode acarretar entupimento nas tubulações e ainda poluir a água. Por isso, procure locais próprios para o descarte. Armazene em um vidro e dirija-se aos postos de coleta da sua cidade.

 

Estamos também nas redes sociais. Curta nossa página no Facebook e acompanhe novidades e artigos como esse.

 

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Artigos Relacionados