7 benefícios do Óleo de Girassol. O sexto é só para as mamães!

7 benefícios do Óleo de Girassol. O sexto é só para as mamães!

Todos já tivemos em algum momento o Óleo de Girassol na nossa cozinha. Mas você sabia que ele também é muito utilizado para tratamentos tanto estético quanto para controle de problemas do corpo? Não? Ah então você não pode deixar de ler este post. E se você é mamãe você vai gostar ainda mais! Confira!

Sobre o Óleo

 

Óleo de Semente Girassol é um óleo secular leve, não-volátil, de aroma delicado e cor clara que pode ser extraído a partir de girassóis de forma relativamente fácil. Os principais produtores de Óleo de Semente de Girassol são a Rússia, Ucrânia e Argentina, mas é usado em todo o mundo em várias cozinhas. Quando as sementes de girassol são prensadas a frio, as propriedades delas são mantidas. Por essa razão, é importante dar preferência ao óleo orgânico.

 

O óleo pode ser consumido diariamente, mas com moderação, uma vez que é uma gordura e possui muitas calorias. É recomendado acrescentar duas colheres de sopa de óleo de girassol aos pratos salgados, sempre depois de prontos. Ele não deve ser usado na substituição do óleo de cozinha comum no preparo de alimentos, uma vez que se ele for esquentado ele perde as propriedades, mas consumido sempre frio.

 

Benefícios dos Óleo de Semente de Girassol

Hidrata e protege contra o envelhecimento

 

Óleo de Semente de Girassol é rico em vitamina E, o que favorece especialmente a pele, protegendo-a do envelhecimento acelerado. Diretamente aplicado na epiderme, ainda contribui para sua hidratação, deixando-a mais macia, saudável e bonita.

 

E ainda faz prevenção da composição das cicatrizes, suaviza aspecto das rugas já presentes, e no todo, é capaz de melhorar a saúde e aspecto da pele. As próprias qualidades de protetor natural também são decorrentes de vitaminas D, C, e A apresentadas.

 

Melhora a saúde óssea

 

Por ser rico em ômega-6, consumir regularmente o Óleo de Semente de Girassol pode melhorar a densidade e diminuir a perda óssea, o que é ótimo para quem sofre de doença como osteoporose. Esse benefício, portanto, é muito importante principalmente para mulheres com mais de 65 anos cuja a tendência é sofrer com esse problema.

Ajuda a regular o metabolismo

 

Mais uma vez, por ser rico em ômega-6, o Óleo de Semente de Girassol pode ajudar a regular o metabolismo. Isso porque, esses ácidos graxos influenciam a atividade da tireoide e estimulam o uso de tecido adiposo marrom, que é um tipo de isolamento especial de gordura encontrada no corpo. Segundo Jámes May, em seu livro “Milagre da Stevia”, o ômega-6 queima o tecido de gordura ao invés de armazená-lo.

 

Controla o colesterol e tira gordura da barriga

 

Óleo de Semente de Girassol ainda é rico no ômega 9, gordura saudável ao organismo. Desta maneira, ele é capaz de prevenir o colesterol ruim pelo sangue, e evitar acumular gordura na área da barriga. A semente é rica em fibras, sendo capaz de transformar a digestão em mais lenta. Isto diminui o desejo por se alimentar entre refeições.

 

Ajuda a combater a asma e doenças inflamatórias

 

A asma afeta milhões de pessoas em todo o mundo e esta condição respiratória pode variar de leve o risco de vida. O Óleo de Semente de Girassol tem sido positivamente correlacionado com uma menor quantidade e gravidade dos ataques de asma devido às suas qualidades anti-inflamatórias, os quais são derivados do seu conteúdo de vitamina, bem como o Óleo de Semente de Girassol contém ácidos gordos benéficos. Juntamente com a asma, o óleo também tem sido associado a uma redução na severidade da artrite, que é uma doença inflamatória.

 

Ajuda na saúde do seu bebê

 

Em lactentes, o Óleo de Semente de Girassol é altamente recomendado, pois pode proteger os bebês contra infecções, especialmente quando eles nascem prematuros e são altamente suscetíveis a infecções. Esta mesma vantagem é estendida para adultos que utilizam o óleo, bem como, embora os efeitos não são tão dramáticos ou óbvios.

 

Cabelos fortes, brilhantes e hidratados

 

Óleo de Semente de Girassol também pode ser usado nos cabelos, pois além de hidratá-los, os deixam mais saudáveis, macios e brilhantes do que os tratamentos cosméticos industrializados.  Graças a grande quantidade de vitaminas, minerais e ácidos graxos presentes no óleo, ele acelera o crescimento capilar, previne o ressecamento e o frizz, protege dos raios UV do sol e aumenta o brilho

 

Contraindicações

 

O óleo é contraindicado para pacientes que tenham sensibilidade às propriedades do óleo. O consumo por gestantes e mulheres em fase de amamentação deve ser feito somente com supervisão médica. Sempre antes de consumir um medicamento, mesmo que natural, consulte um médico.

Como dito antes, trata-se de uma fonte de gordura, ou seja, traz calorias – que deve ser consumida de maneira equilibrada. O recomendado é acrescentar duas colheres de sopa de Óleo de Girassol à refeição salgada (já pronta) de sua preferência.

Nunca consuma ou aplique insumos vegetais ou animais sem orientação e acompanhamento de um profissional qualificado e de sua confiança.

 

“O Ministério da Saúde adverte: não existem evidências científicas comprovadas de que este produto previna, trate ou cure doenças. ”

Onde encontrar: Você encontra esses e outros Óleos acessando este link: mundodosoleos.com ou indo até a nossa loja localizada no CLSW 504 Bloco “B” loja 46, Sudoeste, Brasília (DF).

 

Descarte do Óleo

O descarte não adequado dos Óleos pode acarretar entupimento nas tubulações e ainda poluir a água. Por isso, procure locais próprios para o descarte. Armazene em um vidro e dirija-se aos postos de coleta da sua cidade.

 

Estamos também nas redes sociais. Curta nossa página no Facebook e acompanhe novidades e artigos como esse.

Voltar para o blog

8 comentários

Óleo de girassol 🌻 com maizena cura qualquer assadura de bebê até as mas fortes como,candidiase de fralda

Mara Evangelista

Gostaria de saber como eu coloco no cabelo para tirar a secura

Maria Jose

Quero olé de girassol 🌻

Joselia

Usei o óleo de girassol como cicratizante, achei ele fino e passei nos meus cabelos por curiosidade amei agora estou passando todos os dias.

Francisca

Bom dia, gostei muito da dica de poder usar óleo de girassol no cabelo. Qual é z firma de uso? Desde já agradeço.

Maria Helena Da Conceicao

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Artigos Relacionados