7 benefícios do Óleo de Orégano. O 6º é só para as mulheres!

7 benefícios do Óleo de Orégano. O 6º é só para as mulheres!

Você sabia que os gregos desde a antiguidade já tinham um grande apreço pelo Óleo de Orégano. Isso é tão verdade que a planta foi batizada por eles com as derivações das palavras “Oros” e “Ganos” que literalmente quer dizer “Alegria da Montanha”!

 

Mas não é à toa que os gregos antigos adoravam o Óleo de Orégano. Eles sabiam que ele tinha propriedades antimicrobianas (óbvio que não falavam essa palavra né) usando-o para tratar problemas na pele e feridas cotidianas.

 

Hoje em dia, nós também já sabemos que o Óleo de Orégano pode ser aplicado topicamente e também ser ingerido como um suplemento dietético (diluindo pequenas quantidades) em mel ou no próprio suco.

 

Quando aplicado topicamente o óleo pode ajudar a tratar uma série de doenças como acne e caspa. O óleo também pode ajudar a tratar distúrbios no trato respiratório, doenças gastrointestinais, cólicas menstruais (aí meninas!!) e infecções no sistema urinário.

 

Mas vamos as belezas que o orégano traz em sua composição. Ele é contém fibras, ferro, manganês, vitamina E, cálcio, ácidos graxos e triptofano. A planta também é fonte de Vitamina K, que promove o crescimento e a manutenção da densidade dos ossos e produz proteínas de coagulação no sangue.

 

Então, chega de falar em composição e vamos falar dos benefícios:

 

Ajuda a controlar a diabetes

Por inibir a ação da enzima dipeptidil peptidase IV, que promove a produção de insulina no sangue, o Óleo de Orégano pode ajudar no controle da diabetes tipo 2. Além disso, como é um alimento rico em propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o óleo pode diminuir a inflamação crônica e obesidade causada pela doença.

 

Melhora a respiração

Enquanto os agentes antibacterianos, timol e carvacrol, encontrados no Óleo de Orégano, agem diretamente contra os organismos infecciosos, a sua ação anti-inflamatória ajuda a aliviar a congestão do nariz e das vias respiratórias. Ele também serve para aliviar as dores de cabeça devido à congestão nasal e age como expectorante, proporcionando alívio rápido em casos de bronquite e tosse associada.

 

Combate doenças da pele

Por ter suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o Óleo de Orégano pode tratar e aliviar os sintomas do eczema, psoríase, rosácea, candidíase e outras infecções semelhantes, bastando apenas o paciente aplicar uma pequena quantidade do produto sobre a região afetada. O Óleo de Orégano também pode ser aplicado diretamente na boca para combater inflamações das gengivas.

 

Combate a obesidade e problemas do coração

Mais uma vez, graças às suas propriedades antioxidantes, o Óleo de Orégano pode proteger o coração e os vasos sanguíneos de danos causados pelos radicais livres, já que possui entre os seus componentes o ácido ursólico, que aumenta a quantidade de gordura marrom nos músculos (gordura boa) e diminui a gordura branca (gordura ruim), diminuindo o risco de doenças cardiovasculares e, também, de obesidade.

 

Protege o organismo contra infecções

Um relatório publicado no Journal of Nutrition revelou que o orégano contém concentrações muito elevadas de antioxidantes (aproximadamente 75 mmol/100 g). Os antioxidantes ajudam a proteger as células contra os efeitos dos radicais livres e melhoram a capacidade do organismo de combater infecções.

 

Ameniza as dores da TPM

Quem sofre com cólicas menstruais ou escassez do fluxo menstrual, pode usar o Óleo de Orégano para aliviar as dores e sintomas indesejados, já que ele estimula o fluxo sanguíneo na área pélvica e induz as contrações uterinas, facilitando a saída do sangue.

 

Neste caso, basta pingar três gotas do óleo em uma xícara de chá de gengibre ou, para aliviar as cólicas, esfregar a mistura de cinco a seis gotas à uma colher (chá) de Óleo de Coco logo no “pézinho” da barriga.

 

Ajuda no processo de digestão

Qualquer pessoa saudável tem um sistema digestivo saudável. A má digestão leva à decomposição de alimentos dentro de você levando a numerosas infecções bacterianas. O Óleo de Orégano é reconhecido como indutor do fluxo da bílis nos órgãos digestivos, melhorando o processo digestivo.

 

Nunca consuma ou aplique insumos vegetais ou animais sem orientação e acompanhamento de um profissional qualificado e de sua confiança.

“O Ministério da Saúde adverte: não existem evidências científicas comprovadas de que este produto previna, trate ou cure doenças. ”

Onde encontrar: Você encontra esses e outros Óleos acessando este link: mundodosoleos.com ou indo até a nossa loja localizada no CLSW 504 Bloco “B” loja 46, Sudoeste, Brasília (DF).

 

Descarte do Óleo

O descarte não adequado dos Óleos pode acarretar entupimento nas tubulações e ainda poluir a água. Por isso, procure locais próprios para o descarte. Armazene em um vidro e dirija-se aos postos de coleta da sua cidade.

Estamos também nas redes sociais. Curta nossa página no Facebook e acompanhe novidades e artigos como esse.

Voltar para o blog

7 comentários

gostaria de saber que quantidade uso para micose de unha do pé,e por quanto tempo

maria lucia da silva

Onde encontro o oleo de oregano?

Marilia almeida de faria

Gostaria de perguntar à Neivafreitas como toma as gotas e se dilui com mel ou sumo ? Obrigada

Ana

Quero deixar meu depoimento Ci cero esperando ajudar a muitas pessoas. O óleo de orégano com 70 a 80 por cento de carvacrol e etimol ajuda a combater a bactéria e. Colli e a bactéria h. Piholi como tantas outras. Aconselho que diante de um quadro de bactérias não tomar antibióticos porque torna as bactérias mais resistentes. Eu falo porque sou portadora da e. Colli me trato só com o óleo de orégano nessas composições que mencionei acima. Pois a e. Colli e h piholi são as mais resistentes . Tomo sempre 2 gotas por ser forte demais e quando ela não está ativa tomo a cada 5 dias. Poderoso antibiótico natural. Boa sorte a todos que sofrem com esse mal.

Neivafreitas

Que maravilha está informações. Estou bebendo o chá e vendo resultado.

Edna Maria da Silva

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Artigos Relacionados