Conheça os benefícios do Óleo de Castanha do Pará

Conheça os benefícios do Óleo de Castanha do Pará

Você sabia que o azeite não é o único óleo prensado a frio? É o caso do Óleo de Castanha do Pará que, além de ser prensado a frio, é 100% natural, sem adição de conservantes ou ingredientes e, claro, feito artesanalmente!

Conhecido como “produto curinga”, esse queridinho é super hidratante e atua na renovação celular além de ser ótimo para a saúdo quando colocado junto ao azeite. Isso porque o Óleo de Castanha do Pará é rico em ácido graxos, principalmente ácido linoleico, linolênico, oleico, ácido palmítico, vitaminas A e E, diversos minerais e oligoelementos, como cálcio, ferro, zinco, potássio e selênio.

Confira aqui os benefícios trazidos pelo curinga dos óleos que, além de ser muito bom para a pele e cabelos, tem um sabor suave e pode ser usado para temperar saladas ou como ingrediente de vários tipos de receitas. A recomendação de consumo é de 1 a 2 colheres de sopa por dia.

Ajuda na cicatrização e previne tumores

Os ácidos graxos essenciais, moléculas da chamada gordura do bem, sobram na castanha-do-pará. Destacando sobretudo os ômegas 6 e 9, comprovadamente benéficos para o coração. A oleaginosa contém, ainda, uma considerável quantidade de proteínas e dois minerais muito importantes: o zinco, que afasta o risco de infecções oportunistas, além de atuar no crescimento e na cicatrização, e o selênio, que fortalece o sistema imunológico, que equilibra a tireoide e previne tumores. Sem falar em outra riqueza, a vitamina E, que é um poderoso antioxidante. Basta uma unidade para suprir as necessidades diárias desse nutriente.

Ajuda no tratamento dos cabelos

O Óleo de Castanha do Pará é ótimo para tratar cabelos secos e danificados. Ele também ajuda a fortalecer os cabelos frágeis, além de acabar com a queda capilar e acelerar o crescimento do fio. Outro destaque desse óleo é que ele ajuda a intensificar a cor os cabelos pretos, deixando mais lindos e radiantes. O óleo também possui cisteína, um aminoácido que alisa o cabelo, ou seja, usando o Óleo de Castanha do Pará você terá um alisamento natural mais acelerado com os óleos alisadores. Combate o envelhecimento da pele O óleo de castanha-do-pará é considerado um dos melhores óleos vegetais com poder de hidratação. É lubrificante e emoliente, o que torna a pele mais suave e impede a perda transepidermal de água, aumentando muito a hidratação da pele. Mesmo sendo muito hidratante e gorduroso ele pode ser usado em peles oleosas, só não exagere viu.

O óleo também forma um filme protetor sobre a pele impedindo a evaporação da água e a desidratação, podendo servir como ingrediente nos filtros solares. Outro benefício trazido pelo Óleo de Castanha do Pará é sua capacidade de reduzir rugas e outros sinais do envelhecimento. Estrias também podem ser evitadas com o uso frequente do óleo

Como usar o Óleo de Castanha do Pará nos cabelos, pele, cílios e unhas Cabelos: Aplique o óleo no cabelo seco, deixe agir por 30 minutos e depois lave o cabelo com shampoo e condicionador. Você pode usar uma, duas ou três vezes na semana. Caso tenha usado e percebido que seu cabelo ressecou, é sinal que este óleo foi forte demais para seu cabelo, então adicione 20 ml de óleo de jasmim em cada 30 ml de Óleo de Castanha do Pará e você notará que o problema foi resolvido.

Pele: Aplique o óleo na pele, deixe agir por 30 minutos e depois tome um banho. Você também poderá aplicar o óleo antes de dormir para tratar a sua pele enquanto você dorme, você verá a diferença. Você poderá usar este óleo todos os dias. Mas atenção, nenhum produto é indicado ser aplicado e se expor ao sol, em exceção a maquiagem, bloqueadores e protetores solares.

Cílios: Aplique o Óleo de Castanha do Pará nos cílios com a ajuda de um pincel para cílios, aqueles de máscara para cílios, deixe o óleo agindo por 30 minutos e depois lave os cílios usando um demaquilante.

Unhas: Lave as unhas com um sabonete anti-séptico, aplique um pouco de Óleo de Castanha do Pará e esfregue bem nas unhas para retirar o excesso, depois aplique uma base por cima e em seguida passe o esmalte, se quiser.

Nunca consuma ou aplique insumos vegetais ou animais sem orientação e acompanhamento de um profissional qualificado e de sua confiança.

“O Ministério da Saúde adverte: não existem evidências científicas comprovadas de que este produto previna, trate ou cure doenças. ”

Onde encontrar: Você encontra esses e outros Óleos acessando este link: mundodosoleos.com ou indo até a nossa loja localizada no CLSW 504 Bloco “B” loja 46, Sudoeste, Brasília (DF).

Descarte do Óleo

O descarte não adequado dos Óleos pode acarretar entupimento nas tubulações e ainda poluir a água. Por isso, procure locais próprios para o descarte. Armazene em um vidro e dirija-se aos postos de coleta da sua cidade.

Estamos também nas redes sociais. Curta nossa página no Facebook e acompanhe novidades e artigos como esse.

Voltar para o blog

2 comentários

Por favor! Necessito com urgência achar o óleo de castanha do Pará prensado a frio, mas todos que já adquiri tem mistura. Saberia dizer se há algum 100% puro? Desde já agradeço a atenção

Maristela P Caltran

Muito embora a castanha seja conhecida como “do-para”, há muito tempo o nome mudou para “castanha-do-Brasil “, tudo com o fim de fazer justiça à origem. O Acre é o maior produtor nacional. O Pará era por ordem esse produto saia para exportação. Vamos nos atualizar por favor.

Efrain Mendoza Filho

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Artigos Relacionados