Glossário dos Princípios Ativos

Glossário dos Princípios Ativos

A

ABETO: (siberiano, balsâmico,prata, canadense e outros)

De agradável aroma que lembra florestas e natal. Possui efeito equilibrador das glândulas supra-renais e freiador de hormônios de stress. Relaxante do sistema nervoso, anti-inflamatório, em insônia, agitação, dores musculares.

ACETATO DE BORNILA – O acetato de bornila, principal componente de óleos essenciais derivados de coníferas como os espruces e os abetos, reduz a inflamação e a degeneração articular. O mecanismo de ação do acetato de bornila envolve a sua capacidade de inibir a atuação da IL-1b, uma molécula proteica pró-inflamatória. A IL-1b estimula os condrócitos a liberar citocinas pró-inflamatórias, seguidas de uma série de reações fisiológicas e patológicas. Ela perturba o estado de equilíbrio de funções e composições químicas na cartilagem, que provocam a morte celular no local e consequentemente a sua degradação.

ACETILGLICOSADAMINA: Ingrediente condicionador da pele em cosmético.

ÁCIDO ALFALIPÓICO (ALA): É um potente antioxidante e antiinflamatório solúvel em gordura e água. O ALA penetra as células da pele com facilidade pela membrana destas, rica em lipídios, e, uma vez dentro da célula, continua a ser eficiente devido a solubilidade na água. Pode ser usado para suavizar estrias pigmentadas e tem sido usado para distúrbios pigmentares.

A solubilidade dupla do ALA  faz  com que seja importante o consumo de lipídeos, como por exemplo, uma dose adequada de óleos ômega-3 dos peixes.

ÁCIDO AZELÁICO: Ocorrência natural do ácido dicarboxílico, que inibe a atividade da tirosinase. Tem propriedades esfoliantes, é antisséptico e funciona melhor quando conjugado aos AHA’s.

No Brasil, o uso de ácido azelaico na fabricação de cosméticos, em qualquer concentração, está proibido, conforme parecer da ANVISA. Mas, pode ser substituido pelo óleo de melaleuca.

ÁCIDO ELÁGICO: É um polifenol natural que inibe a atividade da tirosinase. Encontrado na groselha, mirtila e framboesa. Pesquisas indicam que, usado sistematicamente, o ácido elágico inibe o crescimento de células cancerígenas. Topicamente, funciona como um efetivo antioxidante e auxiliar na fotoproteção cutânea quando associado à vitamina C. Encontrado no óleo de romã.

ÁCIDO FUMÁRICO: Promove a reparação do tecido e a respiração celular; acelera a cura de feridas e reduz os danos provocados pelos radicais livres. É antioxidante, antiinflamatório e ajuda a clarear a pele.

ÁCIDO GAMMA-AMINOBUTÍRICO (GABA): Antioxidante inibe a pigmentação profunda provocada pela idade ou pela ação dos radicais livres.

ÁCIDO GAMMA-LINOLÉICO (GLA): Encontrado nas amoras negras e nos óleos de borragem, é considerado antiinflamatório, emoliente e antioxidante. Aumenta a impermeabilidade e a flexibilidade da membrana celular e ajuda a regular a perda de água.

ÁCIDO GLICIRRETÍNICO: Produto derivado do alcaçuz; propriedades antiinflamatórias não hormonal com efeitos semelhantes à hidrocortisona, porém sem seus efeitos colaterais; descongestionante e antialérgico. Utilizado em produtos pós-peeling, pós-sol, pós-barba, antiacneicos e produtos infantis.

ÁCIDO HIALURÔNICO: Proteína natural e componente dos GAGs (glicosominoglicanas). Ajuda a absorver a umidade. Na cosmética o produto obtido da crista do galo de alto peso molecular, forma um filme fino sobre a pele, fixando a umidade, sendo hidratante (retém água na pele). Da maciez, suavidade e tônus. Utilizado em cremes hidratantes, contorno dos olhos.

Óleo de fígado de bacalha contém grandes quantidades de ácido hialurônico e vitamina A, que pode ajudar a luta contra o envelhecimento precoce, reduzir as rugas e promover a produção natural da pele.

ÁCIDO KÓGICO DIPALMITATOE: Derivado de um cogumelo atua na redução da melanogênese promovendo a redução da pigmentação da pele. Elimina radicais livres liberados em excesso pelas células nos tecidos ou no sangue.

ÁCIDO LÁTICO: É um AHA com uma molécula maior do que à do ácido glicólico. Pode não ser tão irritante quanto os outros AHAs.

Uma forma de reduzi-lo do organismo através da dieta é consumindo ácidos graxos essenciais de peixes de água fria – como salmão, atum e cavala –, de nozes e sementes – como linhaça – e de óleos de plantas, como o óleo de milho, de girassol e de soja

ÁCIDO LINOLÉICO: Emulsificante que evita a aspereza e a secura da pele. Também conhecido como ômega 6, é uma gordura do tipo poliinsaturada, ou seja, uma gordura boa.

É caracterizado como essencial. Não é produzido pelo nosso organismo e por isso é necessária sua ingestão por meio da alimentação ou da suplementação alimentar e é encontrado principalmente em óleos vegetais de óleo de milho, de girassol e de soja.

ÁCIDO L-MANDÉLICO: Tem sido estudado para se avaliar sua ação antibactericidacontra a acne e na prevenção de infecções após intervenções à laser para clareamento da pele.

ÁCIDO MANICILLA: É um AHA derivado da amêndoa amarga.

ÁCIDOS GRAXOS ESSENCIAIS (AGEs): Possuem capacidade hidratantes incríveis em cremes tópicos e, quando ingeridos, ajudam a fortalecer as membranas das células e a atrair água para estas. Peixes de água fria e linhaça são excelentes fontes alimentares de AGEs.

ÁCIDO DA PARTE TRASEIRA DA CASCARILLA: Antibactericida e umidificantedeixa a pele macia.

Ácido Retinóico: Derivado da vitamina A ácida, estimula as células da camada basal a entrar em mitose, inibe a colagenase ao nível da derme papilar, inibe a proliferação de queratinócitos, restaura as funções da pele (perda de líquido e turgor), promove a neovascularização, a reestruturação da junção derme epidérmica.

ÁCIDO SALICÍLICO: Queratolítico é indicado em pequena quantidade para leites de limpeza e hidratantes de peles propensas à acne. Propriedades antiinflamatórias, antissépticas, fungicidas, antioxidante e bactericidas. O ácido salicílico tem sido chamado de beta-hidroxidoácido, mas na realidade não é um. É também uma armadilha química contra os radicais livres, capaz de penetrar o poro, exfoliar o interior tão bem quanto o exterior, numa ação similar à do peróxido de benzola, podendo substituí-lo no caso de clientes com hipersensibilidade. Combate o estresse oxidativo e trabalha bem com a vitamina C. Não se deve ser usado por pessoas alérgicas à aspirina, pois os produtos são quimicamente iguais.

ÁCIDO TRICLOÁCETICO – TCA: Usado para peelings de média profundidade em concentrações de 35%. Melhora as rugas, os sinais superficiais, acne e as manchas.

ALFA-BISABOLOL: Produto extraído do óleo essencial da camomila; propriedades antiinflamatórias; utilizado em produtos infantis, pós-peeling, pós-sol e pós-barba.

ALFA-HIDROXIÁCIDOS (AHA’s): ácido cítrico, ácido glicólico, ácido láctico, ácido málico e ácido tartárico = Esses ácidos podem ampliar a taxa de renovação das células e aumentar a espessura da epiderme. O efeito depende do nível de pH ou da medida de acidez do produto, da concentração de AHA, do creme ou do veículo, bem como do produto usado (por exemplo, a frequência e a quantidade de uso no lugar da pele onde é aplicado). O ácido láctico é comumente encontrado no leite, nos picles e outras comidas feitas com fermentação bacteriana. Ele ajuda a reduzir os efeitos do fotoenvelhecimento e desempenha papel importante no tratamento da pele danificada pelo sol. Os ácidos glicólico aumentam a taxa da renovação das células, libera resíduos celulares incrustados nos poros e remove a camada mais externa da pele.

ÁGUA PESADA (D20-DEUTERIUM OXIDO): É mais viscosa e provê níveis de hidratação mais altos do que a água simples, por causa de sua alta resistência à evaporação. Reduz o estresse celular e contribui para a proteção contra bactérias, viroses e radiação.

AGRIÃOAntisseborréica, antiacnceica, antisséptica

ALANTOÍNA: Derivada da raiz do confrei. Curativa, estimula a formação do tecido tissular. Usada em loções para mãos e outras formulas de suavização da pele por causa de seu poder de ajudar a curar feridas e estimular o crescimento de tecido saudável.

ALECRIM: Antisseborréica e antiacnéica

ALGASPlantas aquáticas ricas em minerais-traços que hidratam a pele.

AGISIUM C: Estimula a síntese de colágeno e elastina, responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele. Hidrata e melhora a textura da pele, sendo um potente anti radical-livre.

ALOE VERAO extrato melhora a hidratação e é relaxante e curativo para todos os tipos de pele. Ele é composto de água, das enzimas catalase e celulose, de minerais como cálcio, alumínio, ferro, zinco, potássio, magnésio e sódio, bem como de aminoácidos. É conhecido pelas propriedades curativas e antiinflamatórias.

AMINOÁCIDO DA SEDA: Produto obtido das fibras da seda; os principais aminoácidos encontrados são: glicerina, alanina, serina e tirosina. Sua propriedade protetora e hidratante da a pele uma estrutura sedosa e aveludada; utilizada em cremes, loções e produtos para maquiagem e cabelo.

AMINOÁCIDO DO LEITE: Produto obtido através de transformações do leite; tem propriedade hidratantes e emolientes; utilizados em cremes nutritivos e produtos infantis.

AMINOFILINA: É um fármaco utilizado pela medicina como broncodilatador, que deriva-se do teofilinato de etilenodiamina. Ele aumenta o AMP cíclico intracelular e inibe a fosfodiesterase.

ARBUTIM: Antiinfeccioso derivado de folhas secas do gênero Vaccinium, entre elas arando, airelavermelha, cáscara-sagrada e a maioria dos tipos de pêra. Arbutim tem sido usado para tratar a hiperpigmentação.

ARNICASubstância botânica na qual se atribuem propriedades antissépticas, adstringentes, antimicrobianas, antiinflamatórias, anticoagulantes, estimulantes da circulação e curativas. Pode promover a remoção dos resíduos da pele e auxiliar no crescimento de novos tecidos, além de ser antialérgica.

ARGILA DE BENTONITAAjuda a estabilizar máscaras, sobretudo para peles oleosas e acnéicas. Não deve ser usado logo após a microdermoabrasão., pois a pele irá absorver muita umidade da máscara, ficando com partículas da argila coladas na superfície, difíceis de remover.

ARGILA VERDEContém muitos minerais-traço de que o corpo precisa para metabolizar nutrientes em um novo tecido. São eficientes quando aplicados tópicamente como ingeridos. Cicatrizante, adstringente, combate edemas, é secativa, anti-séptica, bactericida, analgésica, oxigenante, descongestionante, estimulante, tensora.

ARGILA BRANCA:Rica em alumínio e com menor teor de ferro que a argila verde, sendo, portanto, eficaz na remoção da oleosidade. O seu teor de potássio e oligoelementos hidrata a pele,  Indicação: É indicada para o tratamento de manchas, tratamento do busto, peles sensíveis e delicadas.

ARGILA CINZA: contém aproximadamente 60% de sílica, o que faz com que tenha grande afinidade com a água, sendo muito eficaz para inchaços e edemas. Tem pH mais alcalino, é antiedematosa, secativa e absorvente. Indicada para peles oleosas, manchadas e edemaciadas.

ARGILA VERMELHA OU LARANJA:contém maior quantidade de ferro férrico.

ARGILA NEGRA: argila secundária de composição rica e diferenciada em sais minerais e oligoelementos muito importantes para o metabolismo da pele. São eles: silicatos de alumínio e magnésio, carbonato de cálcio e de magnésio, óxido de silício, de zinco e de ferro, enxofre. Tem atividade estimulante, antitóxica, nutriente (oligoelementos), anti-séptica, redutora e adstringente. É mais indicada para tratamentos corporais, pois ativa a micro-circulação sangüínea.

ARGILA ROSA: Poder tensor age na ptose cutânea, regenerador tecidual, utilizada em peles maduras com finalidade hidratante e revitalizante para o rosto e corpo. O fato de possuir silício auxiliar na prevenção da formação de crostas e descamações próprias da pele na menopausa. Oferece aspecto de maciez ao toque por conta dos óxidos de magnésio. Sua quantidade de alumínio é intermediária entre a branca e a verde, o que resulta em toxicidade moderada. Propriedade: Suavizante, cicatrizante, emoliente, adstringente e anti-séptica.

ASCORBIL PALMITATO: Sal de ácido ascórbico usado como antioxidante e preservativo em cremes e loções cosméticas.

AVEIA BETAGLICANA: tonifica a pele, melhorando imediatamente a aparência da pele flácida ou desigual.

AZULENO: Produto obtido da camomila; possui propriedade antiinflamatória, descongestionante; utilizado em cremes e géis calmantes e suavizantes.

 

B

BARDANAAnti-seborreica, antiacnéica e antisséptica

BENZOFENONA-3 (Filtro Solar químico): Óleo solúvel absorve os raios UV. É cada vez mais usado em produtos para pele.

BETACAROTENO: Precursor natural da vitamina A que algumas pesquisas têm mostrado reduzir os riscos de câncer. Age como antioxidante e inibe a formação de tumores induzidos pela radiação solar. É um dos poucos antioxidantes que neutralizam o oxigênio singlet, um dos radicais-livres mais tóxicos ou reativos. O betacaroteno é um lipídeo solúvel. Em parceria com a vitamina E, inibe os radicais-livres. Encontrado nos óleos de Cenoura, Tomate, Urucum entre outros.

BETA-FRUCTANO: Acentua a síntese dos componentes da parede das células. Promove retenção hídrica pelo tecido cutâneo.

BETA-GLICANOS: Ao estimular a formação do colágeno, os betaglicanos reduzem a aparição de linha finas e rugas. Usados como engrossador e condicionador da pele.

BETA-GLUCOSAMINA: Estimula a produção de tecido conectivo, sobretudo no processo de cicatrização.

BLUEBERRY OU MIRTILO Rico em flavonóides com ação antielastase (enzima que destrói a elastina). Liga-se transversalmente ao colágeno para reconstruir os tecidos. Apontado como inibidor das enzimas que estimulam a formação do câncer.

BIOFLAVONÓIDES CÍTRICOS: São antiinflamatórios e possuem notáveis poderes antioxidantes. Encontrado no óleo essencial de limão.

BLOQUEADOR SOLAR: Evita que a radiação ultravioleta atinja a pele. Entre os refletores solares estão o dióxido de titânio e o óxido de zinco.

 

C

CAFEINA:  cafeína é um composto químico de fórmula C8H10N4O2 — classificado como alcaloide do grupo das xantinas e designado quimicamente como 1,3,7-trimetilxantina. É encontrado em certas plantas e usado para o consumo em bebidas, na forma de infusão, como estimulante. Encontrado no Óleo de Café.

CALAMINA: Adstringente em ungüentos e loções protetoras suavizantes, para queimaduras de sol, como antipruriginosos na fase exantematica do sarampo e varicela. Na estética é usada como máscara secativa.

CALENDULA: Calmante, cicatrizante, reduz vermelhidão e irritação da pele.

CAMOMILAAntiinflamatória e antisséptica. Em peles sensíveis pode ajudar a reduzir a sensibilidade.

CAOLIN: É um pó branco suave que adere bem à pele. É usado em máscaras para peles oleosas e acnéicas porque absorve muito bem o óleo e a água.

CAPIM-SANTO, CAPIM LIMÃO OU ERVA CIDREIRAPossui propriedades adstringentes, antissépticas, antiinfecciosas e antifúngicas. Melhoram a tonicidade muscular e reduz o suor excessivo e os poros dilatados. Estimula a hidratação e a desintoxicação linfática, fortalece o tecido conjuntivo e pode enrijecer a elastina.

CAPSICUM: Rubeffaciente e estimulante.

CAPUCHINHA: Anticaspa, antisseborréica, estimulante da circulação periférica.

CASCARA SAGRADAContém alta concentração de antisséptico arbutim. Possui efeito antiinflamatório e também é usada para tratar hiperpigmentação.

CASSIA BETA-GLUCANO: Ajuda a reter a umidade, acalma a pele e aumenta sua imunidade.

CASTANHA DA INDIA: Vasoconstritora, coadjuvante no tratamento da celulite.

CASTANHEIRA DA INDIA (AESCULUS HIPPOCASTANUM): Também chamada de escina, este nutriente é derivado das sementes de castanheira-da-índia. A esculina é um excelente antiinflamatório e possui capacidade de melhorar o fluxo sanguíneo ao preencher buracos microscópicos em vasos sanguíneos. Ao reforçar essas veias, a esculina também previne o dano futuro do sistema circulatório.

CAVALINHAAdstringente, cicatrizante e elastizante.

CENTELHA ASIÁTICATambém chamada de gotu kola e erva-de-tigre, essa planta é  uma excelente vasodilatadora e fortalecedora dos vasos sanguíneos. Além disso, aumenta o fluxo sanguíneo, permitindo, dessa forma, uma melhor absorção de nutrientes. Com frequência é usada como diurético, antioxidante e antiinflamatória.

CERAMIDASLipídios (gorduras) que agem primariamente na camada mais externa da pele, afetando os espaços intercelulares da camada córnea, onde formam uma barreira protetora e reduzem a perda de água transepidérmica.

CHÁ VERMELHO, PRETO, BRANCO E VERDE: Topicamente, é usado para reduzir o inchaço em áreas afetadas pela celulite. O chá verde também contém polifenóis, antioxidantes poderosos que funcionam principalmente na pele. Acredita-se que esses antioxidantes possam ser capazes de inibir câncer em alguns casos. Por exemplo, a administração tópica de chá verde tem mostrado resultado na redução de tumores que ocorrem após a radiação UV.

CLARISKINextrato de gérmen de trigo. Inibe a atividade da tirosinase. Também inibe a síntese de eumelanina – pigmento de cor escura. Associa-se a alguns ácidos.

COENZIMA Q10: Também chamada de ubiquinona é um poderoso antioxidante. Ela tem demonstrado ser capaz de aumentar a resistência a doenças e fortalecer o coração. Sua função primária é criar, nas células do corpo, uma substância conhecida como ATP, que é vital para a energia. Ela também tem grandes capacidades antioxidantes, que funcionam especialmente bem no coração e nos vasos sanguíneos.

COLÁGENO: Proteína estrutural que confere força e tonicidade a pele e outros tecidos. O colágeno melhora a capacidade de retenção de umidade de produtos tópicos, contribui para o brilho, desenvolve a viscosidade e deixa a pele macia e suave.

COLINA: Elemento essencial da lecitina. O corpo usa a colina para fabricar outras substâncias bioquímicas valiosas. É encontrada em vegetais de folhas verdes, peixes, amendoim, carnes de órgãos, soja, levedura e germe de trigo.

COMPLEXO INTEGRADO POWER LISS: Proporciona efeito bioativo positivo que permite a fibra capilar manter-se realinhada e com aspecto natural.

CONFREICicatrizante, emoliente e antiacnéico.

CRISTAIS LIQUIDOS: Derivados de substâncias como o colesterol e os fitoesteróides. São ótimos hidratantes.

 

D

D-BETA FRUTANO: Acentua a síntese dos componentes da parede das células e promove uma maior absorção dos líquidos intracelulares. É atraído para os fluidos que flutuam pela capa básica da pele, o que ocasiona a expansão das células de Langerhans, aumenta a absorção de água e melhora a textura da pele. Ajuda a hidratar a pele, além de aumentar a defesa imunológica da pele.

D-BETA GLUCOSAMINA: Reforça o sistema imunológico da pele, promove a produção de tecido conectivo especialmente em processos de cura. Trabalha em sinergia com o D-beta fructano

D-BIOTIN: Atua como uma enzima. Propriedades curativas para pele acnéica.

D-BOLDINE: Protege as células é antiinflamatório e antioxidante, prevenindo a peroxidação.

D-PANTENOL (pró-vitamina B5): Cicatrizante, hidratante e regenerador do tecidocutâneo e dos cabelos.

DENSISKIN; Composição única de “moléculas inovadoras” que integram a nova geração de dermo-cosmético do conceito “injection free” – sem injeção. Tem como benefícios principais promover a ação tensora imediata da pele, regeneração epidérmica acentuada e aumento da densidade cutânea. Promove aumento do níveis de colágeno, substância presente na pele com propriedades firmadoras, resultando assim numa pele mais jovial, bonita e num curto espaço de tempo.

DHEA-ASCORBATO: É um antioxidante e um hormônio adrenal que estimula o crescimento celular e ajuda na cicatrização da pele. Esta molécula está ligada ao ácido ascórbico (vitamina C) que atua como agente ativador biológico.

DMAE – DIMETILAMINOETANOL: Composto encontrado naturalmente em determinados peixes como o salmão, a sardinha e anchova. Possui efeito tensor e firmador da musculatura em peles envelhecidas. Isso se deve ao fato de que com o envelhecimento, a quantidade de acetilcolina diminui, assim como seu efeito sobre o músculo, levando a flacidez muscular. A utilização tópica do DMAE eleva os níveis locais de acetilcolina ativa, com conseqüente aumento da contração muscular.

DIMETICONE: Derivado do silicone é emoliente. Amacia a pele e os cabelos.

DIÓXIDO DE TITÂNIO: Ingrediente versátil, provê a opacidade nas máscara. Mineral inerte, em forma micronizada é utilizado em cremes e misturas de pós para a proteção solar. Excelente para pessoas com sensibilidade solar.

 

E

ELASTINA: O tecido elástico no corpo que aumenta a flexibilidade.

ENZIMAS DE ABACAXI E PAPAIA: Delicados exfoliantes promovem a limpeza e a maciez da pele. Com alta concentração de vitamina C, são também antioxidantes.

EQUINÁCEA: Planta cujas raízes e folhas, acredita-se, serem antibiótico naturais e fortificador do sistema imunológico. Aplicações tópicas são antissépticos e relaxantes para a pele.

ERVA-DOCE (Pimpinella anisum): É usada tanto como diurético quanto como antiinflamatório em algumas fórmulas para celulite.

ESCULINA: Extrato de castanheiro da índia estimula o fluxo sanguíneo, promovendo desta forma, a drenagem do tecido da pele e restaurando-lhe firmeza.

ESPUMA LIPOLÍTICA REDUTORA: Seu princípio ativo é o iodo orgânico produzido pelo laboratório Vevy na Itália. Por ser obtido de seres vivos (algas) não provoca nenhuma reação negativa ou tóxica ao organismo.

ESPRUCE  Rico em acetato de bornila derivado de coníferas, demonstrou em um estudo, reduzir a inflamação e a degeneração articular.

EXTRATOS HERBAIS: Curativos, antissépticos, purificantes, antiinflamatórios e terapêuticos. Como esses ingredientes são naturais, quando em altas concentrações há maior probabilidade de sensibilidade ou reação alérgica, sobretudo se aplicados após exfoliação química ou microdermoabrasão.

EXTRATO OLEOSO DE ALCAÇUZSubstância com propriedades clareadoras e suavizantes da pele.

EXTRATO OLEOSO DE ALECRIMErva que promove a cura de feridas. Também ajuda a melhorara circulação do sangue, facilitando, dessa maneira, a regeneração da pele.

EXTRATO OLEOSO DE ALGASDerivada de uma planta marinha é usada por suas propriedades antiinflamatórias na pele. É rica em minerais-traço empregada para abastecer a glândula tireóide com iodo em algumas instâncias. Pode ser empregada para hidratar a epiderme.

EXTRATO OLEOSO DE ALHOO alho é algumas vezes aplicado externamente em forma de pomadas e loções para reduzir inchaços e para tratar de problemas da pele.

EXTRATO OLEOSO DE FRAMBOESAFonte natural de ácidos salicílico e elágico é antisséptico, antibactericida e antioxidante.

EXTRATO OLEOSO DE GILBARBEIRA: Substância botânica com efeitos emagrecedores anticelulite, bem como propriedades diuréticas e antiprurido.

EXTRATO OLEOSO DE HERAÉ amplamente usada em produtos de banhos e para o corpo por suas propriedades relaxantes de antiinflamatórias.

EXTRATO OLEOSO DE HORTELÃPossui propriedades aromáticas e antiinflamatórias.

EXTRADO OLEOSO DE MIRTILOTem componentes antibactericida e antioxidantes. Para peles propensas à acne.

EXTRATO OLEOSO DE SEMENTE DE UVAAntioxidante reforça os vasos capilares. Cicatriza feridas e diminui contusões.

 

F

FATOR DE CRESCIMENTO CELULA BETA I: Acelera a cicatrização da pele e estimula a produção de colágeno e elastina com rápidos resultados.

FENOL (Co2 ou N2): Promove a esfoliação pela ação do frio – é considerado peeling profundo e de uso médico. Pode causar complicações como atrofia da pele, arritmias cardíacas, edemas de glote, síndrome do choque tóxico e insuficiência renal.

FLAVONÓIDES: São compostos químicos encontrados naturalmente em certas frutas amarelas (maracujá), vegetais, chás, vinhos, nozes, semente e raízes. Possuem várias funções nutricionais atuando como antioxidantes e antiinflamatórios.

FOSFATO DE MAGNÉSIO ASCORBYL: Derivado do ácido ascórbico impede a formaçãoda melanina. Tem efeito protetor contra danos provocados pelos raios UVB. É considerado um bom antioxidante e antiinflamatório, que pode ser usado após exfoliação, pois frequentemente tem pH ácido menor do que a vitamina C.

FULLERENES: Significativamente menores que os lipossomas, que transportam outros ingredientes ativos.

 

G

GENGIBREApesar de ter propriedades antissépticas, sua ajuda real em relação à celulite são os benefícios antiinflamatórios.

GERÂNIOProduz oxigênio dentro do tecido celular, acelera a cura de feridas e impulsiona o sistema imunológico.

GILBARBEIRA: Tem a capacidade de fortalecer e tonificar os vasos sanguíneos, motivo pelo qual é um tratamento popular, na Europa, para veias varicosas e hemorróidas.

GINKGO-BILOBA (Salisburia adiantifolia): Aumenta o fluxo sanguíneo por todo corpo, expandindo o alcance de quaisquer nutrientes no alimento que você ingere. Ele também é um antioxidante potente.

GLUTARALDEIDO: Excelente biocida inibe de forma eficaz a proliferação microbiana.

GLICERINA: Emoliente e hidratante ajuda a reter a umidade do ar na pele. Em grandes quantidades pode ter efeito contrário.

GLICOSAMINA: Nutriente necessário para a construção de GAGs (glicosominoglicanas) e que ajuda a construir o tecido conjuntivo.

GUARANÁAumenta o fluxo sanguíneo ao dilatar os vasos.

 

H

HAMAMELIS: Adstringente e refrescante.

HERACalmante e elasticizante.

HESPERIDIN: É um bioflavonóide

HIDROVITON: Ativo composto por pentilenoglicol, glicerina, lactato de sódio, ácido lático, serina, ureia, sorbitol, cloreto de sódio, alantoína e água. É uma composição sinérgica que imita os componentes do NMF (Natural Moisturizing Factor – Fator de Hidratação Natural da Pele), que retêm a umidade da pele garantindo atividade hidratante prolongada.

HIDROQUINONA: Concentrações entre 1 e 2% são recomendadas para cosméticos. Dosagens acima de 2% devem ser prescritas por médicos. Aprovado pela FDA para o clareamento e luminosidade da pele. A hidroquinona é um inibidor da tirosinase, interrompendo a produção da melanina pela desativação dos melanócitos. Deve ser aplicada à noite. De dia é preciso usar bloqueador solar. Pode irritar a pele.

HIPÉRICO: Adstringente, antisséptico, calmante e cicatrizante.

 

I

IBEDENONA: Principio ativo análogo, uma variação da coenzima Q10, que já é utilizada há mais de 15 anos como medicamento de uso sistêmico no tratamento de doenças crônico-degenerativas como Alzheimer e o Parkinson. Possui efeitos antioxidantes pela sua capacidade de proteção da membrana celular e conseqüente controle de radicais livres, reduzindo os processos degenerativos, o envelhecimento cutâneo. A ibedenona lipossomada possui capacidade inibidora sobre a síntese de melanina, a tirosinase, e também alta propriedade despigmentante. Sua estrutura molecular é similar a hidroquinona com vantagem que não é tóxica.

ISOFLAVONAS: Extraída da soja e outros legumes. Testes indicaram que as isoflavonas podem aumentar a síntese de colágeno em até 30%. Fazem parte da família do fitoestrogênio, tendo uma estrutura molecular parecida com a dos estrogênios esteroidais, que são produzidos pelo corpo. Produtos com extratos de inhame selvagem e outros fitoestrogênios aumentam os níveis de estrogênio durante a menopausa.

ISOTRETINOINA: Derivado da vitamina A, a isotretinoina acaba com a acne, na maioria dos casos, em cerca de 6 a 8 meses. Quando a acne alcança o grau III e IV o tratamento mais eficaz é a isotretinoina, conhecido com o nome de Roacutan. A substância reduz o tamanho das glândulas sebáceas e ainda normaliza a queratina na abertura do folículo piloso. A isotretinoina consegue ainda eliminar as condições que propiciam o desenvolvimento de bactérias e a inflamação. Entre a segunda e a sexta semana é comum aparentar piora o quadro, mas depois ocorre a involução gradativa das lesões. É proibida para gestantes, uma vez que pode causar a morte do feto, malformações graves como hidrocefalia. Os efeitos colaterais são reversíveis e desaparecem após o termino do tratamento, são eles: ressecamento labial, das mucosas bucais, nasal, ocular e genital; queda e ressecamento de cabelos; sangramento nasal, ressecamento intenso na pele; dores musculares e articulares; diminuição da imunoresistência; complicações respiratórias (asma, bronquite); dores de cabeça; aumento do colesterol e triglicérides; alterações das enzimas hepáticas.

 

L

L-ARBUTIN:  É uma forma de ocorrência natural da hidroquinona que pode inibir a síntese de melanina através da inibição da atividade da tirosinase. O arbutino (extrato de guaiuba) tem sido apontado como possível clareador das manchas.

L-CARNITINA: É um nutriente que ajuda o corpo a produzir mais energia, colabora para perda de peso, aumenta as defesas imunológicas, atua no desenvolvimento das faculdades mentais, e ainda baixa os níveis de colesterol e triglicérides. Usada para transportar ácidos graxos para ascélulas, onde eles são metabolizados. Ela tem, portanto, a dupla função de queima de gordura e de fortalecimento da célula. A interrupção das funções normais da L-Carnitina leva a hepatite, ao aumento da gordura muscular e afeta os sintomas neurológicos. Ela age no corpo através da queima de gordura, que gera a energia necessária ao corpo. Ela carrega as moléculas de gordura até as mitocôndrias onde serão convertidas em energia para o corpo. A L-Carnitina também promove o aumento do bom colesterol (HLDL), ajudando a manter as artérias coronárias livres da placa de ateroma.

L-GLUTATIONE: Potente antioxidante, único produzido pelo corpo, ajuda a manter os antioxidantes dos tecidos celulares. É ingrediente chave para a neutralização do peróxido de hidrogênio presente nos lipídeos. Protege as mitocôndrias de danos e regula a duplicação de ADN. Aglutationa e a cisteina ajudam a evitar rugas através da consolidação e reconstrução das ligações de colágeno.

L-LIMONENE: Bioflavonóide encontrado na casca do limão. É um poderoso anti-viral, antibactericida e antifungicida. Presente em produtos para  a acne.

L-PROLINE: Aminoácido precursor do colágeno.

L-SODIUM HYALURONATE: Agente natural ajuda a reter a umidade da pele.

L-SUPERÓXIDO DISMUTASE: Enzima natural presente em nossa pele, faz parte do sistema antioxidante endógeno.

LAMINÁRIA: Alga usada por herbalistas para fornecer iodo à glândula tireóide e para ajudar a regular a textura da pele.

LECITINA: É derivada da gema do ovo, da soja e do milho, ajuda o corpo a reparar e fortalecer suas membranas. Se usada topicamente, tem efeito suavizante e relaxante na pele e é considerada um antioxidante e emoliente natural.

LICOPENO: Abundante no tomate é um solúvel de lipídeos. É mais potente do que o betacaroteno.

LINHAÇAFonte de AGEs. O óleo de linhaça é importante na hidratação das células.

LIPOSSOMOS: É um sistema utilizado para veicular princípios ativos para o interior da epiderme. Isto é obtido graças a infinidade que estas estruturas unilamelares ou multilamelares possui com fosfolipídios cutâneos. De acordo com principio ativos que veiculam (enzimas, vitaminas, extratos vegetais, produtos farmacêuticos, filtros solares, etc.). eles possuem diversas finalidades, geralmente são constituídos por fosfolipídios como fosfatidil, colina com ou sem colesterol. Eles também podem ser feitos de éteres de poliglicerol ou ceramidas.

LYCIUM BARBARUM:  Extraído do fruto Goji é como a reunião de todos os métodos de combater a celulite numa única e deliciosa fruta. É uma excelente fonte de ácidos graxos essenciais, antioxidantes e antiinflamatória. Contém 18 aminoácidos e 21 minerais-traço.

 

M

MADEIRA DE CEDRO: É considerado um antisséptico com propriedades tônicas e antifungais. É usada para reduzir a oleosidade e as manchas, como um adstringente natural, como tratamento para eczema, sarna, inflamação, caspa, perda de cabelo, cabelo seco  ou oleoso e para suavizar a pele. Como tônico linfático, diz-se que ajuda na remoção da gordura do corpo e atua como estimulante do sistema circulatório.

MALVA: emoliente e calmante

MANJERICÃODerivado das copas floridas e das folhas da planta, o extrato de manjericão é usado para aliviar a dor e os espasmos musculares, assim como para estimular o fluxo sanguíneo. É também conhecido  por suas propriedades restauradoras e antiinflamatórias.

MANTEIGA DE KARITÉEmoliente derivado da árvore de Karitê. Ingrediente não comedogênico, ajuda a prevenir a lipídeoperoxidação na epiderme, reduzindo o eritema, neutralizando os radicais livres. É rapidamente absorvido e assimilado pela pele, enquanto aumenta a eliminação metabólica das impurezas.

MELISSA: antisséptico e descongestionante.

METILXANTINAS: Trata-se de uma família de diuréticos que, com frequência, são usados para tratar a celulite, Quando aplicadas topicamente essas substâncias desidratam a área tratada. Com o uso repetido, a área se torna menor por causa da perda de água. Essa diminuição é apenas temporária – quando uso é descontinuado, qualquer água que ingerimos é reabsorvida na região. Incluem a aminofilina, cafeína, teofilina e a teobromina.

MENTOL: Fragrância antisséptica e refrescante que estimula a circulação do sangue.

MINERAIS-TRAÇO(Oligoelementos): O zinco, o manganês, o cobre, o selênio, o magnésio, o boro, o cromo, o molibdênio, o silício e o vanádio são chamados de minerais-traços porque nossos corpos precisam apenas de uma quantidade muito pequena deles para funcionar de maneira adequada. Todos os minerais-traços são necessários para o metabolismo de nutrientes. Sem eles, não poderíamos quebrar e utilizar antioxidantes e antiinflamatórios. Nem seríamos capazes de converter a lecitina e os AGEs (ácidos graxos) em membranas das células, a glicosamina em tecido conjuntivo ou aminoácido em colágeno e elastina. São partes vitais em quaisquer tratamentos para celulite e para a saúde geral. O zinco relaxa a pele e também auxiliar na cura de ferimentos, queimaduras e cicatrizes. Na pele, o zinco promove a divisão, o reparo e o crescimento das células.

 

N

N.M.F. do inglês Natural Mosturizing Factor, esta substância é rica em aminoácidos semelhantes ao que o corpo produz para se proteger, por isso ela é incluída nas formulas cosméticas para intensificar esta proteção, captando os líquidos e hidratando a pele.

N.TECH: peptídeos biomiméticos análogos aos naturais são mais estáveis e resistentes a hidrolise enzimática. Derivados do ácido glutâmico e prolina pertencentes a um grupo de bioativos originais patenteados.

NANOSFERA: São polímeros elaborados de poliestileno, no qual a estrutura matricial é microporosa; as vantagens são: liberação gradual de princípios ativos; são produtos estáveis na presença de tensoativos.

NAYAD R: Extrato natural derivado da parede das células do levedo de trigo, ativa o mecanismo de defesa e os processos de cicatrização da pele, pesquisas têm demonstrado suas propriedades antioxidantes, ajuda a proteger as células de Langerhans da pele, dos danos provocados pelos radicais livres. As células de Langerhans abrigam o fator de crescimento epidérmico e o fator angiogênese critico para manutenção da pele e sua reparação. O Nayad R coordena a síntese de fibrina, elastina e colágeno: garante a espessura e a elasticidade da pele, reduzindo irritações e eritemas.

NEVE CARBÔNICA: Composto de enxofre, acetona e gelo seco. Diminui o processo inflamatório, com sua ação bactericida e descongestionante. Se não for bem aplicada, a neve carbônica pode queimar o rosto do paciente.

NOGUEIRAAntisséptica, regula as secreções sebáceas e antiinflamatória.

NYLON 12: Absorve óleo. Dá a pele acabamento mate (sem brilho).

 

O

 

ÓLEO DE ABACATE – Reduz a taxa de colesterol e pressão sanguínea, possui ação antioxidante, age contra prisão de ventre e perturbações digestivas, possui ação anti-inflamatória, auxilia na desintoxicação do fígado.

ÓLEO DE ABACAXI– Fortalece os ossos, reduz os níveis de Colesterol, auxilia na Digestão, ajuda a Emagrecer, acelera a Cicatrização dos Tecidos, combate a Anemia – Devido sua acidez, ajuda a Normalizar a Flora Intestinal.

ÓLEO E AÇAFRÃO – Usa-se no tratamento da asma, coqueluche, histeria, cálculos dos rins, fígado e bexiga.

ÓLEO DE AÇAÍ– Saciedade, adstringente, anti-helmíntica, anti-hemorrágica, favorece a circulação sanguínea, melhora as funções intestinais, aumenta o nível de bom colesterol bem como diminuí o nível de colesterol ruim, fortalece o sistema imunológico, reposição energética, antioxidante, cicatrizante.

ÓLEO DE ALECRIM – Ótimo para tratar o cabelo e para estimular a circulação no couro cabeludo, o que incentiva o crescimento capilar, dores musculares, reumáticas, artríticas.

ÓLEO DE ALFAZEMA – Analgésico, antidepressivo, antisséptico, bactericida e descongestionante, hipotensor, repelente de insetos, sedativo e vermífugo.

ÓLEO DE ALGODÃO – Atua no combate ao envelhecimento.

ÓLEO DE ALHO – Aumentam o sistema imunológico e combate o vírus, bactéria e fungos que são causadores das infecções. Ajuda na eliminação de açúcar no sangue, é antioxidante e previne o mau colesterol. Combate afecções catarral, gripe, resfriados, infecções do aparelho respiratório, problemas de pele, hipertensão e vermes intestinais.

ÓLEO DE ALOE VERA / BABOSA – Acne, amenorreia, artrite, caspa, cicatrizes, constipação, feridas, herpes, queimaduras, lombriga, tuberculose, úlcera.

ÓLEO DE AMENDOAS DOCE – Anti – inflamatório, laxante, complemento de proteína,hidrata e amacia todos os tipos de pele, previne rugas e estrias.

ÓLEO DE ANDIROBA – Tratamento de tosses, convulsões, doenças da pele, artrite, reumatismo, infecções de ouvido e para tratar feridas e arranhões.

ÓLEO DE ABRICÓ – Aliviar a tosse e dificuldades respiratórias, e para lubrificar e relaxar os intestinos. Para a pele seca, irritada ou madura, é um hidratante e bom para a elasticidade e flexibilidade.

ÓLEO DE ARGAN – Para os cabelos: antioxidante, hidratação alta, anti-frizz, brilho, efeito contra pontas duplas, proteção UV, proteção térmica dos fios, melhora a elasticidade, estimula o crescimento, e não gorduroso.

ÓLEO DE ARNICA MONTANA – Ajuda no tratamento em casos de contusões, hematomas, entorses, edemas, fraturas, bursites e tecnossinovites,  pré e pós-operatório, produtos para massagens e cuidados da pele, combate ao ressecamento, rachaduras, inchaços e dores.

ÓLEO DE ARNICA NACIONAL – Anti-inflamatória e re-epitelizante, a arnica também é capaz de melhorar a circulação sanguínea nos vasos periféricos.

ÓLEO DE ARROZ – Pode ser usado na hidratação da pela e melhora a oleosidade de pessoas com dermatite atópica.

ÓLEO DE ARRUDA – Pode ser usadas para compressas de feridas, contusões, fadiga, varizes, hemorróidas, reforça as veias capilares, ajuda nos problemas de dentes, dores de pés, ancas, calcanhares e rigidez dolorosa nos pulsos e mãos.

ÓLEO DE AVEIA – Reforça o sistema imunológico e combate infecções, melhora o funcionamento do intestino, controla a quantidade de açúcar no sangue, diminui o colesterol ruim, controla a pressão arterial, facilita a digestão.

ÓLEO DE AVELà– Bom para a anemia, diabetes, evita o risco de câncer, anti-envelhecimento e é um relaxante para a pele.

ÓLEO DE ANIS ESTRELADO – Para curar problemas gastrointestinais, boa digestão, reduzir a dor de cólicas, remove as congestões dos pulmões, problemas respiratórios.

ÓLEO DE BORRAGEM – Útil para a pele saudável e combater as rugas, ação anti-inflamatória,em caso de bronquite, possui propriedades expectorantes, evita danos no fígado de alcoólatras.

ÓLEO DE BURITI – Perfeito para peles e principalmente para tratamentos de rejuvenescimento. Tem alto poder de ser absorvido pela pele, deixando-a com uma aparência de luminosidade e nutrição perfeita.

ÓLEO DE BANANA – É utilizado como diluente de esmalte, solvente e tirar arranhões da lataria do carro.

ÓLEO DE BÉTULA – Antidepressivo e estimulante, analgésico, antisséptica, diurético.

ÓLEO DE BOLDO –  É um protetor do fígado e da vesícula biliar. O boldo conhecida como estimulante hepática sendo indicado para insuficiência hepática, congestão biliar, digestões pesadas e cálculos biliares (cole litíase), hepatite, hepato-discinesia biliar.

ÓLEO DE CÁRTAMO – Aceleração na perda de gordura, regularização no nível de colesterol LDL e triglicerídeos, aumento de energia e imunidade, aumento de definição muscular, previne o aparecimento de celulite.

ÓLEO DE CANELA – Usado como antisséptico e como protetor solar em cremes e bronzeadores.

ÓLEO DE CÂNFORA – Propriedades estimulantes, anti-espasmódico, antisséptico, descongestionante, anestésicos, anti-nevrálgica, anti-inflamatório. reduz a tosse, inflamação geral, contusões e entorses.

ÓLEO DE CANOLA – Útil para o tratamento de diabetes desde a fibrose cística até a esclerose múltipla. Também é útil para tratar condições da pele, tais como dermatite.

ÓLEO DE CASTANHA DO PARÁ – Atua contra a queda de cabelo e auxilia na cicatrização, redução no risco de câncer de próstata, usado como umidificador da pele, também é usado como lubrificante em relógios, para se fazer tintas para artistas plásticos e na indústria de cosméticos.

ÓLEO DE CASTANHA DA ÍNDIA – Atua na circulação,fortalecendo os vasos sanguíneos diminuindo a fragilidade capilar. Auxilia no tratamento e prevenção de varizes e hemorroidas e dores nas pernas.

ÓLEO DE CALÊNDULA – É antisséptico e cicatrizante de primeira ordem, principalmente evitando infecções em ferimentos e escoriações. É na fabricação de cosméticos que a calêndula faz o seu reinado: os diversos princípios ativos da planta são responsáveis pelos eficientes efeitos no tratamento de pele e cabelos.

ÓLEO DE CAMOMILA – Indicado para o alívio de dores musculares, de cabeça, enxaquecas, de dentes, de ouvidos e para o reumatismo, aconselhada para o tratamento de vários tipos de problemas de pele – acne, eczema, erupções cutâneas, feridas, pele seca, dermatites e reações alérgicas em geral.

ÓLEO DE CENOURA – Anti-inflamatórios cicatrizantes e citofiláticos. Agem bem também em eczemas, psoríases e dermatites.

ÓLEO DE CENTELHA ASIÁTICA – Recomendado para aplicações de proteção e anticelulite. Como base para massagens.

ÓLEO DE CEREJA – Propriedades regeneradoras, cicatrizantes e hidratantes.

ÓLEO DE CHÁ VERDE – ajuda a diminuir as taxas de colesterol e ativa o sistema imunológico, ajuda a prevenir doenças cardíacas e circulatórias, fortalece as artérias e veias. Ajuda a acelerar o metabolismo e a queimar gordura corporal.

ÓLEO DE CAPSICUM – Utilizado como base para sprays de gás de pimenta.

ÓLEO DE COCO BABAÇU – Fins alimentícios e na fabricação de margarinas, ativa o metabolismo e a queima de gordura aumenta a imunidade, melhora o funcionamento da tireoide, hidrata e mantêm os cabelos sedosos, hidratação pós-banho.

ÓLEO DE COCO EXTRA VIRGEM – Fortalece o sistema imunológico, protege o organismo contra vírus, bactérias, fungos, combate o envelhecimento e preveni doenças crônicas, rápida digestão, estimula o metabolismo e esse efeito termogênico ajudando no emagrecimento.

ÓLEO DE COPAÍBA – É indicado para cicatrização, dermatoses, tumores, antisséptico.

ÓLEO DE CRAVO – Ação antifúngica, combate frieiras, micoses diversas nas unhas, pé-de-atleta, feridas, manchas brancas nas costas, inchaços, contusões, é muito usado na odontologia, aliviando dores nas gengivas e dentes, e até para aliviar a coceira nas gengivas de bebês·

ÓLEO DE CATUABA – Afrodisíaco

ÓLEO DE DAMASCO – Utilizado na cura de eczemas, sarnas, coceiras e psoríase. De rápida absorção pela pele, ajuda na manutenção deixando-a lisa e elástica.

ÓLEO DE ERVA CIDREIRA – É um calmante, antidepressivo, antialérgico (embora possa irritar peles sensíveis), digestivo, revigorante, carminativo, hipotensor, nervino, sudorífero, tônico geral, antiespasmódico, bálsamo cardíaco, antidisentérico, antivômitos.

ÓLEO DE ERVA DOCE – Alivia distúrbios digestivos, possui propriedades antimicrobianas e promove a perda de peso,  tem sido utilizada para tratar a insônia e cólicas dos bebês estômago

ÓLEO DE EUCALIPTO CITRIODORA – Tratamento respiratório, ele é antisséptico, expectorante e antiespasmodico. Ajuda a secar o catarro e combate a sinusite. Tem sido também  indicado para pneumonia, bronquite, tuberculose, asma, tosses e congestão pulmonar.

ÓLEO DE EUCALIPTO GLÓBULUS – É muito usado em inalações para aliviar os sintomas da gripe, sinusite e tosse com muco. Poderoso antisséptico, podendo ser utilizado para eliminar germes aéreos.

ÓLEO DE GENGIBRE – É usado no tratamento contra gripes, tosses, resfriado e até ressaca, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal, cólicas menstruais. É usada contra a perda de apetite, membros frios, diarreia, vômitos e dor abdominal.

ÓLEO DE GERGELIM – Promove saciedade e ajuda na prevenção de flacidez, é ótimo para controle de glicemia sanguínea, contribui para a boa disposição.

ÓLEO DE GIRASSOL – Atua favoravelmente sobre a pele, caso de hipercelesterolemia, arteriosclerose e problemas relacionados ao sistema nervoso central, tem ação emoliente, reepitelizante e auxilia na cicatrização.

ÓLEO DE GÉRMEN DE TRIGO – Reduz o açúcar no sangue, aumenta o oxigênio das células, para a pele: ajuda na formação de pele nova nas áreas feridas ou queimadas, previnem partos e abortos prematuros.

ÓLEO DE GINKGO BILOBA – Ação anti-inflamatória, antifúngica, antibacteriana, antidepressiva, anti-diabética e é auxiliar no tratamento de labirintite.

ÓLEO DE GOIABA – Ajuda a eliminar o mau colesterol, triglicerídeos, combate diarreia, fadiga, alergias, hemorragias e infecções.

ÓLEO DE GUACO – Usado no tratamento de bronquites, tosses, como expectorante e outras afecções respiratórias.

ÓLEO DE JOJOBA – É conhecido por ser eficaz contra várias disfunções epidérmicas, tem as qualidades de penetração e cicatrização.

ÓLEO DE JABORANDI – Funciona como um diurético eficaz, tratamento de reumatismo.

ÓLEO DE LARANJA – Previne e auxilia no tratamento de alguns tipos de câncer (como os de próstata, de estômago, de fígado, de intestinos, de pâncreas, de mama e de pulmão)

ÓLEO DE LIMÃO – Ativa a circulação periférica, também pode favorecer e acelerar, através de uso interno, muito eficaz na desintoxicação do organismo, portanto no tratamento da obesidade.

ÓLEO DE LINHAÇA – É usado frequentemente por diabéticos, previne a obesidade, ajuda a reduzir o apetite.

ÓLEO DE MACADÂMIA – Equilibra os níveis do colesterol HDL e LDL, reduz a glicemia e favorece a quebra de gordura dos tecidos que envolvem o fígado e o coração. Possui destacada atividade no controle da pressão sanguínea.

ÓLEO DE MAMONA / RÍCINO – Massagens, funciona como um laxante e trata constipação, pode aliviar muitos dos distúrbios menstruais, doenças graves como: esclerose múltipla, doença de Parkinson, paralisia cerebral.

ÓLEO E MARACUJÁ – Reduz a ansiedade, melhora o sono, diminuindo o stress e o cansaço em geral.

ÓLEO DE MELALEUCA – Como um óleo facial, penetra na pele facilmente, dando o tom e suavidade. Regenera as células e não tapa os poros. É indicado para problemas de acne, massagens terapêutica.

ÓLEO DE MENTA HORTELà– Encontrado emxampus e sabonetes, que dão ao cabelo um cheiro mentolado e produz uma sensação refrescante na pele.

ÓLEO DE MENTA PIPERITA – Atua contra dores musculares, coluna, dores de cabeça, dor de dente, cólicas abdominais, sinusite, micose, impige, frieiras. Contra dores musculares, dores de cabeça, dores na coluna e cólicas abdominais.

ÓLEO DE MACELA – Propriedades antialérgicas, antiespasmódica, antiinflamatória, antiirritante, estomáquica, sedativa, tônica. Indicada para afecção nervosa, histeria, problema menstrual, febre intermitente, flatulência, má digestão; peles e olhos avermelhados, inflamação na pele, sarda, mancha senil nas mãos, joelhos e cotovelos ásperos, alergia na pele.

ÓLEO E MAMÃO – Função laxante auxilia no combate da obesidade, inibidor de apetite, dá sensação de saciedade, melhora o funcionamento Intestinal, reduz os níveis de colesterol e triglicérides.

ÓLEO DE MANGA – Fortalece o cabelo, a pele e as unhas.

ÓLEO DE MANJERICÃO – Propriedades analgésico, antidepressivo, anti-séptico, antiespasmódico, antitóxico, afrodisíaco, bactericida, carminativo, cefálico, digestivo, emenagogo, expectorante, febrífugo, galactagogo, inseticida, nervino, tônico estomacal, sudorífero, tônico geral, fortificante, estimulante, vermífugo.

ÓLEO DE MARGARIDA – Alteração do metabolismo dos carboidratos ,hipertensão, baixa imunidade ,fadiga, queimaduras, cortes ,dor ,problemas de pele, sangramento de gengivas e higiene dental, cicatrização de herpes labial

ÓLEO DE MELANCIA – É usado para estados febris, bem como um anti-helmíntico. Este óleo ajuda na rápida cicatrização de feridas, queimaduras e prevenção de câncer de pele.

ÓLEO DE MIRRA – Sua ação refrescante pode ajudar a reduzir furúnculos, ulcerações cutâneas, ferimento, especialmente escaras, controla feridas com secreção e pele rachada e supurada, usado tratando doenças como bronquite, resfriados, inflamações de garganta, acúmulo de catarro, faringite e tosse.

ÓLEO DE MILHO – Pode ser usado para refogar, fritar e temperar. Pode também entrar no preparo de pães e bolos.

ÓLEO DE MORANGO – É estimulante do apetite, contra a prisão de ventre, hemorroidas, é diurético, antirreumático, alcalinizaste, combate a febre, laxante, facilita a digestão, fortifica os nervos, depurativo do fígado, doenças dos rins e auxilia na circulação sanguínea.

ÓLEO DE NOZES – Possui ação antioxidante. Atua formando uma película protetora que impede o envelhecimento precoce da pele.

ÓLEO DE NOZ MOSCADA – Para os casos de gases, náusea, ânsia de vômito crônica, mau hálito e diarreia, regulam problemas de fluxo escasso e aliviando as cólicas menstruais, é considerado útil no tratamento de problemas sexuais.

ÓLEO DE ORÉGANO – Remédio no tratamento do câncer, um poderoso agente antioxidante e anti-inflamatorio, eficaz no tratamento de infecções de todos os tipos, como furúnculos, feridas inflamadas, pneumonia, acne, sinusite, amigdalite, artrite e tuberculose.

ÓLEO OU AZEITE DE OLIVA – Protege contra o câncer e as doenças do coração, retarda o processo de envelhecimento celular, reduz a morte celular e a inflamação vascular.

ÓLEO DE PALMA – Permite a redução de colesterol.

ÓLEO DE PEROBA – De limpeza e conservação de madeiras feitas à base de extratos vegetais, com efeito hidratante sobre a superfície onde é aplicado.

ÓLEO DE PEQUI – Previne tumores e o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, tem efeito tonificante, eficaz para o tratamento de bronquites, gripes e resfriados.

ÓLEO DE PÊSSEGO – Indicado como diurético, laxante, calmante. Cremes faciais, corporais e capilares, xampus opacos e óleos de banho.

ÓLEO E PIMENTA ROSA – Eficiente no tratamento de febres, tumores, doenças da córnea e das vias respiratórias e urinárias.

ÓLEO DE PITANGA – Tem como suas principais propriedades medicinais: afecções do fígado, bronquite, cólica menstrual, diabete, diarréia, diarréia infantil, disenteria, gota, hipertensão, infecções da garganta, limpar e descongestionar a pele do rosto, queda e oleosidade dos cabelos e reumatismo.

ÓLEO DE PRÍMULA – Aplicações para: artrite reumatoide, dor no peito, eczema, diabetes, alívio dos sintomas da tensão pré-menstrual, reduz a quantidade de LDL, regulação do nível de colesterol sanguíneo, regulação da pressão sanguínea, obesidade, esclerose múltipla, artrite, reumatismo, alcoolismo.

ÓLEO DE ROMà– Nutre e regula o equilíbrio da umidade, restaurando a pele com Ácidos Graxos, combate a formação de coágulos sanguíneo, alivia sinais de cansaço, retarda o aparecimento do envelhecimento.

ÓLEO DE ROSA MOSQUETA – Promove a remoção da cicatriz da pele, e estimula o rejuvenescimento e ação antirrugas, antibolsas e antiolheiras, possui uma  ação hidratante, proporcionando maciez e suavidade à pele do corpo, previne  e trata as manchas de varizes e estrias.

ÓLEO DE SALSA – Utilizado na aromatização de carnes, enlatados e vegetais processados, usado como adjuvante no tratamento de problemas gastrointestinais, urinários e como indutor de menstruação.

ÓLEO DE SUCUPIRA – Tratamento de infecções na garganta.

ÓLEO DE SEMENTE DE UVA – É de grande utilidade na prevenção de estrias, muito utilizado na culinária substituindo com vantagens o azeite pois possui a característica de aumentar o bom colesterol e diminuir o mal colesterol e triglicérides, diminuindo os riscos de doenças vasculares.

ÓLEO DE SEMENTE DE ABÓBORA – Para tratar o câncer de próstata, usar-se para prevenir manchas na pele, anti-inflamatório.

ÓLEO DE TOMATE – Atua na remoção de : manchas, rugas e flacidez

ÓLEO DE TOMILHO – Pomada ou creme para combater infecções sérias, anti-séptico, antibacteriano, antifungos, antioxidante, adstringente; destrói infecções parasitárias, , contém a tosse, reduz gases e indigestão, estimula a menstruação, limpa a congestão pulmonar, estimula o sistema imunológico e a circulação.

ÓLEO DE URUCUM – Evita a dilatação dos poros, a formação de cravos e o acúmulo de gorduras. É coadjuvante de filtro solar, ajuda a bronzear e manter a pele bronzeada dando um tom mais alaranjado a pele

ÓXIDO DE ZINCO: Mineral inerte usado como bloqueador solar em muitos cremes diários e bases de pó utilizadas em protetores solares. Pode dar a certos produtos uma cor branca opaca, quando usado em partículas de tamanho maior.

 

P

 PCA-Na: Produto obtido a partir do ácido glutâmico (aminoácidos), com propriedades hidratantes e emolientes. Utilizados em loções e cremes hidratantes.

PEPINOCalmante, emoliente e descongestionante.

PHAFFIA-PANICULATA (Ginseng): Estimulante e Tonificante.

PHENYL-BUTYL-NITRONE: Armadilhas de rotação (PBN) – antioxidantes inteligentes, usam radicais livres para alimentar o crescimento celular e promover a saúde da pele.

PHYTOALEXIM-C: Componente especial da vitamina C resveratrol (derivado da uva) e polydatina. Nas plantas, os phytoalexins inibem o crescimento dos microorganismos patogênicos. No corpo humano ajudam a inibir a proliferação microbiana e melhorar a permeabilidade dos capilares.

PEPTÍDEO DO COBRE: É um aminoácido, sendo o cobre um mineral-traço que ajuda o corpo a converter aminoácidos no tecido conjuntivo. São excelentes fontes da produção de colágeno e elastina, mas ainda são necessários mais estudos sobre essa substância.

PENTAGLICAN: produto obtido do tecido conjuntivo animal e humor vítreo; atua como hidratante, utilizado em cremes, géis, loções nutritivas e hidratantes.

PIMENTA-CAIENA OU PIMENTA VERMELHA (Capsium sp): O ativo desta pimenta é a capsaicina a qual parece alterar a ação do composto corporal (conhecido como substância P), que transfere as mensagens de dor do cérebro, reduzindo a dor e a inflamação ao colocar em curto-circuito essa mensagem. Administrada topicamente, elas estimula a área tratada e é usada para aumentar o funcionamento das células e o fluxo sanguíneo.

PINHO (Pinus eliotis): O óleo de pinho é derivado da destilação a vapor da madeira dos pinheiros. É usado por suas propriedades desinfetantes, antiinflamatórias e diuréticas. Também estimula a circulação.

PROANTOCIANIDAS: Extraídos das sementes de uva, mirtilo e certas espécies de folhas de chá verde. Capazes de neutralizar tanto os radicais livres dos lipídeos quanto os da água solúvel. Atuam como agentes naturais antiinflamatórios, reconstroem as retículas de colágeno e podem inibir ou reverter os danos causados ao colágeno pelo ataque dos radicais livres. Estudos têm apontado benefícios em potencial  dos proantocianidinas  como a melhora da circulação e da nutrição celular.

PRÓPOLIS: Cicatrizante, bactericida e antisséptico.

PYCNOGENOL R: Potente antioxidante aumenta a saúde capilar e reverte os danos oxidativos provocados pelos raios UV. Tem propriedades antiinflamatórias. Pesquisa elaborada pelos protetores  da patente do pyc nogenol R indica que é um dos mais efetivos ingredientes antioxidantes derivado de fontes herbáceas estimula a elasticidade capilar, previne os danos dos raios UV  e potencializa a vitamina C. além de ajudar a reduzir inflamações. Sua estrutura molecular transita com facilidade da epiderme até a derme. A eficácia depende da dose utilizada.

 

Q

 

QUERATINA: produto com ação protetora sobre a pele, cabelos e unhas contra agentes agressores. Utilizada em xampus, sabonetes e cremes.

QUERCETINA: Potente flavona antioxidante e inibidora da ação da vitamina C. Inibe a produção de radicais livres, protege os dermo capilares e pode reduzir a incidência dos capilares faciais visíveis. Indicada em telangiectasias ou capilares dilatados. A quercetina inibe a produção e a liberação da histamina e funciona como antiinflamatório e antibactericida. Tem atividade antiviral.

 

R

RESVERATROL: Efeitos antiinflamatórios, além de atividade antimutagênica. Protege os capilares e a saúde da pele contra a ação dos radicais livres. Pode ser usado para acalmar a pele após microdermoabrasão ou outros procedimentos de exfoliação. A casca da uva é uma boa fonte dessa substância.

RETINOL/RETINÓIDES: Precursores da vitamina A. O uso tópico de retinóides por um período extenso de tempo tem o efeito temporário de deixar a derme mais espessa e fortalecê-la, tornando mais difícil para a celulite forçar a sua passagem por ela. Há alguma evidência de que os retinóides também aumentam o fluxo sanguíneo para a área tratada. Além disso, são diferentes do retinyl palmitate, que é geralmente usado como um conservante. A forma de embalá-lo é importante, porque ele é sensível da luz e ao ar.

ROMÃ (Punica granatum): É provavelmente a fonte de polifenóis mais prolífica do mundo. Essa é uma poderosa família de antioxidantes que funciona principalmente na pele. Eles são encontrados nas sementes de uva e chá verde, mas de maneira mais abundante na romã. Ela também é muito atuante no sentido de aumentar o efeito dos protetores solares.

ROSE DE MER: O peeling Rose de Mer é composto por plantas que crescem no fundo do Mar Vermelho. Estas plantas foram congeladas e secas mantendo seus elementos ativos sem usar conservantes. Contém minerais, sais, proteínas, vitaminas A, E e C, oligoelementps, clorofila e ácidos herbais. Age promovendo a estimulação da circulação sanguínea, deixando a pele macia e saudável.

 

S

SÁLVIAErva usada como tõnico, digestivo, antisséptico, antiespasmódico e adstringente.

SARGAÇO : Tipo de extrato de alga usado para tratar ferimentos, escoriações e inchaços. Contém aminoácidos de iodo e enxofre, que estimulam, revitalizam e nutrem a pele. Tem potencial de ação de renovação de tecido e efeitos positivos nas rugas faciais.

SELÊNIO: Poderoso antioxidante fisiológico, essencial para a atividade do glutatione. Pode interromper a oxidação das gorduras e atuar como antiinflamatório.

SEMENTE DE UVAO extrato de semente de uva tem capacidade de inibir as enzimas colagenase e elastase, que quebram o colágeno e a elastina. Evitar logo de início que esse dano aconteça é muito mais eficiente do que reparar seus efeitos depois. O extrato de semente de uva também contém grande quantidade de polifenóis, uma família de antioxidantes particularmente ativa na pele.

SILÍCIO ORGÂNICO: Aumenta a biosíntese de colágeno e outros constituintes da matriz extra celular contribuindo para a firmeza e tonicidade da pele.

SQUALENO: Ajuda a fixar a umidade na camada lipídica da epiderme e a manter a pele suave, lisa e protegida dos raios UV.

STÉVIA: Planta natural, não calórica de gosto adocicado, usada no mundo todo por seu gosto agradável, bem como por seu potencial cada vez mais pesquisado para inibir a absorção de gordura e diminuir a pressão sanguínea.

SUPERÓXIDO DISMUTASE: Enzima natural com ação anti-radicais livres.

 

T

THIOMUCASE: Indicado para o tratamento de alguns edemas e distrofias presentes no tecido subcutâneo e redução da celulite. As enzimas mucopolissacaridases presentes em sua fórmula permite a redução dos inchaços.

TEOFILINA: A Teofilina é uma dimetilxantina relacionada com a cafeína, que está presente no chá. É também um fármaco do grupo dos antiasmáticos.

TÍLIA: Calmante e emoliente

TIRATRICOL: Também conhecido como TRIAC, é um análogo a hormônio da tireóide. Ele é indicado para o controle da síndrome da resistência ao hormônio da tireóide e usado em combinação com levotiroxina para suprimir a produção de hormônio estimulador da tireóide em pacientes com câncer da tireóide.

TORANJA (Citrus Grandis): O óleo e o extrato de toranja têm sido usados para a fadiga muscular, rigidez, acne, retenção de fluidos e enrijecimento da pele e também como antissépticos e adstringentes. Eles são igualmente elogiados por ajudarem no crescimento do cabelo e na redução da celulite. Além de aumentar a circulação e estimular o sistema linfático, a toranja pode ajudar a equilibrar o peso do corpo com o uso regular. Também é uma boa fonte de vitamina C.

TREVO-CHEIROSO (Melilotus afficinalis): O trevo-cheiroso estimula o fluxo sanguíneoe diminui a inflamação no sistema vascular. A planta do trevo produz floradas abundantes que são usadas em óleos e extratos herbais.

TRIETANOLAMINA: É um produto químico utilizado para balancear o pH em preparações cosméticas da higiene e até em produtos de limpeza.

 

 U

URÉIA: Principal fonte de eliminação dos grupos amino derivados dos aminoácidos e responde por mais de 90% dos componentes nitrogenados da urina. A uréia é produzida no fígado e então é transportada no sangue até os rins, para excreção da urina. Uma parte da uréia sintetizada no fígado difunde-se do sangue ao intestino e é clivada a CO2 e NH3 pelas uréase bacteriana.

UNHA DE GATO (Uncaria tormentosa): A unha-de-gato é uma trepadeira grande, nativa das Américas do sul e Central. Ela recebe esse nome por causa dos espinhos em gancho semelhantes a garras que crescem ao longo da vinha. Ela tem sido usada como antiinflamatório por indígenas há milhares de anos e, nos últimos tempos, tem sido usada com sucesso para estimular os sistemas imunológicos dos pacientes com câncer. A unha-de-gato é também um antioxidante e descobriu-se que ela aumenta o fluxo sanguíneo por todo o corpo ao dilatar os vasos sanguíneos.

URTIGAadstringente, antioxidante, revitalizante e tônico capilar.

 

V

VITAMINA B: O complexo B compreende oito vitaminas, intituladas: B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantotênico), B6 (piridoxina), B12 (cobalamina), B8 (biotina) e B9 (ácido fólico). Estas vitaminas proporcionam efeitos condicionantes cumulativos quando usadas regularmente por períodos prolongados. A forma tópica da niacina mostra-se promissora como ingrediente sem contra-indicação para produtos antienvelhecimento. Um derivado da niacina, a nicotinamida (vitamina PP), teve comprovado seu poder de melhorar a capacidade da epiderme de reter umidade. A niacinamida, outro derivativo da niacina, tem se revelado um agente eficiente de clareamento da pele. As vitaminas B ajudam a metabolizar nutrientes não processados em novo tecido conjuntivo e nas membranas das células.

VITAMINA C: Diminui eritemas causados por queimaduras solares induzidas, tratamentos a laser e exfoliação, pois reforça a parede capilar. Tem atividade antiinflamatória, que ajuda no processo cicatrizante. A vitamina C trava uma batalha de três frentes contra a celulite e o dano da pele. Primeiro, ela representa um papel importante na síntese de colágeno, o qual tem efeito de tornar firme a pele. A vitamina C quebra a colagenese e elastinase, duas substâncias que ocorrem naturalmente no corpo e que atacam o colágeno e a elastina. Também é um antiinflamatório natural que ajuda a reverter alguns dos efeitos do dano causado pelo sol. Por fim, é um poderoso antioxidante que se provou especialmente eficiente no combate ao dano de radicais livres na pele.

VITAMINA E (ácido tocoferol): A vitamina E, tanto quando aplicada topicamente como quando ingerida, é um antioxidante solúvel em gordura muito poderoso. Isso significa que ela pode atravessar com facilidade as membranas de células ricas em gordura de nossos corpos, protegendo as paredes das células de danos de radicais livres. A vitamina E também é um excelente agente hidratante e selante quando usada em cremes de aplicação tópica.

VITAMINA P: Bioflavonóides são benéficos para solidez capilar (bioflavonóides, extrato de semente de uva, quercetina, pycnogenol) são antimicrobianos, antifúngicos e ajudam estabilizar o colágeno. São encontrados em frutas do tipo grapefruit. Flavonóides contém catequinas e são encontrados no chá e na uva. A quercetina é encontrada no tomate e chá. Flavononas combatem infecções e são encontradas na casca do grapefruit. As isoflavonas encontradas nas sementes de soja, ajudam a aliviar os sintomas da menopausa.

 

Z

ZINCO: Bioelemento essencial, usado pelo corpo como base para o superóxido de mustase e enzimas responsáveis pela produção de DNA e RNA. Ele estimula o sistema imunológico, aumenta as células T, é antibactericida, acelera a cicatrização e é essencial para o desenvolvimento celular.

ZIMBRO (Juniperus communis): O fruto do junípero e seu extrato são ricos em vitamina C. Ele tem sido usados para tratar a dor e de inflamação da artrite e de veias varicosas e para aumentar a circulação.

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Artigos Relacionados