Manteiga de Cupuaçu: Hidratação e proteção para pele e cabelos

Manteiga de Cupuaçu: Hidratação e proteção para pele e cabelos

Você já comeu cupuaçu? Ela é uma fruta extremamente saborosa típica da região nordeste brasileira principalmente no Estado do Amazonas. Mesmo sendo característica da região norte e nordeste brasileiro, atualmente já existem plantações dessa planta para suprir alguns mercados do sul do país e do exterior.

Por ter um sabor bem forte é comumente usado para fazer sorvetes sucos e viaminas deliciosas que são admirados e todo o Brasil. Ela também pode fazer parte de doces deliciosos como cremes, geleias, licores e bombons.

A fruta vem do cupuaçuzeiro (Theobroma grandiflorum), que é uma planta tropical, nativa da floresta amazônica. É uma pequena árvore de 4m a 8m (quando cultivada) ou de até 18m de altura (na mata alta, em árvores silvestres) e pertence à mesma família e gênero do cacau.

Mas você sabia que além de possuir um gosto maravilhoso o cupuaçu tem uma grande versatilidade podendo ser utilizado em fins farmacêuticos e cosméticos? Um dos produtos que é amplamente utilizado na medicina farmacêutica e cosmética é a Manteiga de Cupuaçu.

Características da Manteiga

A Manteiga do Cupuaçu é extraída das sementes que contêm aproximadamente 45% de óleo. A produção em plantios comerciais se inicia a partir do terceiro ano e alcança em média 12 frutos por árvore. Sua polpa e sua manteiga têm crescente importância nas exportações da região.

É um produto natural de origem vegetal, com textura similar a uma pasta, de cor esbranquiçada, e utilizado principalmente para combater o ressecamento da pele e dos cabelos, pois mantém a sua hidratação, entre outras diversas propriedades citadas a seguir.

Pele: Hidratação e Proteção

A Manteiga de Cupuaçu apresenta alta capacidade de absorção de líquidos, cerca de duas vezes superior à da lanolina, que é proveniente de origem animal, e também diminui a perda de água, sendo importante fator de equilíbrio hídrico. Isso a torna uma ótima alternativa vegana aos derivados animais.

Ela também é adicionada a várias fórmulas naturais de benefício para a pele, protegendo-a contra os efeitos nocivos dos raios UVA e UVB. Esta proteção de amplo espectro permite que a pele danificada recupere melhor, restaurando sua elasticidade e suavidade.  Além disso, a Manteiga de Cupuaçu apresenta efeito calmante e antiinflamatório  para irritações e inflamações da pele como eczema, psoríase e dermatite.

Devido às propriedades já faladas, a manteiga também possui efeitos benéficos às mãos e aos pés proporcionando maciez às cutículas, além de agir como um excelente hidratante para os pés cansados e, àqueles que apresentam rachaduras, auxilia no processo de cicatrização, acelerando a reestruturação da pele lesionada.

Cabelo: Nutrição e Brilho

Nos cabelos, a Manteiga de Cupuaçu proporciona nutrição e hidratação profunda, promovendo suavidade e maciez aos cabelos, aumentando a sua umidade natural e elasticidade, condicionando-os e evitando a desidratação. É ideal também para cabelos quebradiços, secos e ressecados devido à longa duração das propriedades de hidratação que repõem a umidade, promovendo a selagem das cutículas e proporcionando um brilho saudável com redução no volume das madeixas.

E o mais fantástico de tudo isso é saber que é possível usufruir de todas essas propriedades cosméticas de uma maneira sustentável, com mínimo impacto ambiental. Para isso, é necessário utilizar a Manteiga de Cupuaçu 100% pura, ou seja, não adicionada de outros componentes sintéticos ou obtidas por modo diferente da prensagem a frio que foi descrita anteriormente. Se quiser usufruir de toda essa beleza trazida pela Amazônia, basta clicar aqui em baixo e fazer o seu pedido! Corra e aproveite a última semana da nossa Black Friday!

Nunca consuma ou aplique insumos vegetais ou animais sem orientação e acompanhamento de um profissional qualificado e de sua confiança.

“O Ministério da Saúde adverte: não existem evidências científicas comprovadas de que este produto previna, trate ou cure doenças. ”

Onde encontrar: Você encontra esses e outros Óleos acessando este link: mundodosoleos.com ou indo até a nossa loja localizada no CLSW 504 Bloco “B” loja 46, Sudoeste, Brasília (DF).

Descarte do Óleo

O descarte não adequado dos Óleos pode acarretar entupimento nas tubulações e ainda poluir a água. Por isso, procure locais próprios para o descarte. Armazene em um vidro e dirija-se aos postos de coleta da sua cidade.

Estamos também nas redes sociais. Curta nossa página no Facebook e acompanhe novidades e artigos como esse.

Voltar para o blog

2 comentários

Ola!
Minha vó preparava a manteiga de cupuaçu e usava na área dos olhos, em queimaduras e machucados.
Bom artigo sobre a manteiga de cupu principalmenre para quem não conhece as propriedades dessa nutritiva fruta.
No entanto, no primeiro paragrafo houve um erro geográfico: " Ela é uma fruta extremamente saborosa típica da região nordeste brasileira principalmente no Estado do Amazonas."
No nordeste brasileiro o cupuaçuzeiro jamais cresceria, confundiu a região do norte do Brasil com a região nordeste, e do mesmo modo transportou o estado do Amazonas para o nordeste.

Vida

Olá
Gostaria de saber mais sobre os beneficios

Luciene

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Artigos Relacionados