O POTENCIAL TERAPÊUTICO DO ÓLEO ESSENCIAL DE SHISO PERILA

O POTENCIAL TERAPÊUTICO DO ÓLEO ESSENCIAL DE SHISO PERILA

O shiso (Perilla frutescens) é uma das ervas medicinais mais tradicionais e importantes da cultura oriental, cultivada principalmente na China, Japão, Índia e Coréia.

O prestígio da planta é tamanho que em épocas passadas pisar sobre uma plantação de shiso era considerado uma conduta desrespeitosa, equivalente a um ato de profanação. Uma crença popular chegava a afirmar que todos aqueles que fossem vistos pisando sobre a planta podiam adoecer ou até mesmo serem levados à morte.

Ele pode ser facilmente reconhecido por suas folhas de coloração arroxeadas e vibrantes, semelhantes as folhas de hortelã. Além dos usos medicinais, também é amplamente utilizado para paisagismo, confecção de pratos culinários, sendo também empregado na perfumaria.

Na China é conhecido como “zisu”, uma variação para shiso, onde “zi” refere-se a cor roxa e “su” significa conforto. Segundo a Medicina Tradicional Chinesa é uma planta valiosa para tratar todas as condições provocadas por “vento-frio” e para regular a energia vital do corpo, dissipando tudo o que estiver estagnado. É também empregada para aliviar a intoxicação alimentar provocada por frutos do mar, e para “acalmar o feto” aliviando náuseas e enjoos matinais em gestantes.

Nos últimos anos a planta vem conquistando espaço nos laboratórios científicos, onde estudos e pesquisas evidenciam suas expressivas atuações terapêuticas, que são atribuídas aos princípios ativos encontrados em seu óleo essencial.

Rico em perilaldeído e álcool perílico, demonstrou possuir significativa atuação anticancerígena, inibindo a proliferação de tumores, a resposta inflamatória (síntese de quimiocinas e eicosanoides) e a lesão oxidativa do DNA em casos de câncer.

Estudos também demonstram sua contribuição no manejo da obesidade. Em testes realizados com cobaias o extrato da planta impediu significativamente o ganho de peso corporal, melhorou os lipídios séricos e os lipídios hepáticos, equilibrando a expressão de genes relacionados à lipólise no tecido adiposo e no fígado.

PRINCIPAIS PROPRIEDADES DO ÓLEO ESSENCIAL DE SHISO PERILA

-Antioxidante
– Hepatoprotetor
– Antialérgico
– Antisséptico
– Antiasmático
– Expectorante
– Carminativo
– Antidepressivo
– Calmante do sistema nervoso

ATUAÇÃO NO CAMPO EMOCIONAL:

– Estimula o ânimo, a vitalidade e a disposição
– Facilita a abertura para o novo, auxiliando a dissipar tudo o que está estagnado
– Ajuda a acalmar agitação mental

COMPOSIÇÃO CROMATOGRÁFICA DO ÓLEO ESSENCIAL DE SHISO (PERILA) LASZLO

Constituintes %
1 α-pineno 0.7
2 β-pineno 0.8
3 limoneno 14.6
4 linalool 1.8
5 perilaldeído 55.7
6 β-cariofileno 10.1
7 humuleno 0.8
8 γ-muuroleno 1.4
9 α-farneseno 10.6
outros 3.4

O óleo essencial de shiso perila é um dos itens raros e exóticos, comercializados com exclusividade pela Laszlo no Brasil. É um óleo tônico e estimulante, agregando um aroma herbáceo muito peculiar.

Quer conhecer de perto este poderoso óleo essencial?

 

REFERÊNCIAS:

FÁBIÁN LÁSZLÓ

DHARMANANDA, Subhuti. Perilla Leaf, Seed, and Stem. July 2010. ITM (Institute for Traditional Medicine).

OSAKABE, Naomi et al. Rosmarinic acid inhibits epidermal inflammatory responses: anticarcinogenic effect of Perilla frutescens extract in the murine two-stage skin model , Carcinogenesis, Volume 25, Issue 4, 1 April 2004, Pages 549–557.

THOMAS, Shalom Sara. Antiobesity Effects of Purple Perilla (Perilla frutescens var. acuta) on Adipocyte Differentiation and Mice Fed a High-fat Diet. Journal of Food Science rVol. 83, Iss. 9, 2018

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Artigos Relacionados