Óleo de Abacaxi: ricas vitaminas para seu organismo!

Óleo de Abacaxi: ricas vitaminas para seu organismo!

Apesar do Abacaxi estar em nossas dietas e no nosso imaginário popular, ele não é nativo do Brasil. Provavelmente, nativo do sul da América do Sul, da região onde hoje fica o Paraguai, o abacaxi foi carregado por toda a América pelos guaranis, tornando-se espécie cultivada pelas populações autóctones até a região da América Central e do Caribe muito antes da chegada dos europeus.

Já a sua árvore é conhecida como abacaxizeiro, da família bromeliaces, e na América latina é conhecido como ananás. Possui as vitaminas B1, C e A. Hoje é mundialmente conhecida e apreciada.

Para se ter uma ideia, o abacaxi pode ser utilizado para fazer sorvetes, geleias, sucos, bolos, compotas e etc. O seu suco, por exemplo, possui 12% de açúcar natural (frutose). Ele é composto pelos ácidos cítrico, málico e a bromelina. Já a sua casca, por sua vez, também auxilia no tratamento de gripes e resfriados, basta fervê-la juntamente com água, tomando como um chá quente.

Além de muito saboroso, o abacaxi é extremamente benéfico para a nossa saúde. Inclusive, o óleo extraído da polpa da fruta possui propriedades incríveis que o tornam um belo aliado para a nossa saúde corporal.

Conheça aqui alguns dos benefícios que esta maravilha saborosa pode trazer para você:

 

Para os Cabelos: Por possuir grandes quantidades de Bromelina (enzima encontrada no insumo da fruta), o Óleo de Abacaxi é indicado para tratar cabelos secos ou ressecados, pois ele nutre os fios capilares e controla o frizz.

Para os Ossos: O Óleo de Abacaxi possui, em sua composição, grandes quantidades de manganês, um mineral essencial para o funcionamento das enzimas, o desenvolvimento dos ossos, cicatrização de feridas e na absorção de nutrientes. Portanto, o uso correto deste óleo o torna um grande facilitador na saúde dos tecidos ósseos.

Para a Pele: O consumo do Óleo de Abacaxi ajuda na produção do colágeno, ou seja, aumenta a firmeza da pele além de hidratá-la.

Para Gripe, Resfriados e boa Digestão: Como falamos anteriormente, o Óleo de Abacaxi é rico em bromelina. Dentre os seus mais diversos benefícios, a enzima é eficaz no combate aos sintomas da gripe, tratando inflamações na garganta, sinusites e tosses.

A Bromelina também é responsável por quebrar os aminoácidos e facilitar o trabalho do sistema digestório.

Para combater os radicais livres do corpo: Devido às propriedades antioxidantes presentes no Manganês, os benefícios do Óleo de Abacaxi incluem uma função especial no monitoramento das atividades dos radicais livres no corpo. Estes radicais livres são capazes de prejudicar as células do corpo e causar câncer e outras doenças devastadoras.

Para o Mau Hálito: O Óleo de Abacaxi também é recomendado para quem sofre de halitose. Para o tratamento dilua uma colher do óleo de abacaxi em 50 ml de água e faça bochechos diários depois das refeições.

Para a alívio das dores após o treino: A bromelina, (de novo ela!) possui efeitos anti-inflamatórios e é muito útil para os praticantes de atividades físicas que sofrem com o inchaço e dores após o treinamento, traumas, lesões musculares e dores nas articulações. Portanto, o Óleo de Abacaxi pode ajudar no rendimento de atletas e não atletas por otimizar o tempo de recuperação muscular e pode ser um excelente aliado para seus treinos.

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Artigos Relacionados