Óleo de Boldo: Contra Azia e Má Digestão

Óleo de Boldo: Contra Azia e Má Digestão

Quem dera pudéssemos plantar um pé de cada árvore e planta medicinal. Seria um sonho. Mas, considerando a nossa época atual, caracterizada pelos apartamentos e casas compactados, fora o tempo escasso de cuidar de uma plantinha dessa, bom mesmo é buscarmos quem facilite a nossa vida. Pensando na nossa saúde, bem-estar e comodidade, o Mundo dos Óleos nos oferece soluções naturais para diversas situações que nos surgem. Uma, bem recorrente, é a tal da azia e má digestão.

Os problemas estomacais estão aí para nos mostrar que os exageros podem nos custar algumas horinhas de incômodo. Mas nada que umas gotinhas de Óleo de Boldo não resolvam. Além disso, o Boldo ainda previne e combate diversos outros tipos de doenças que você nem imagina. Outra vantagem desse Óleo é a sua forma de consumo, que pode ser feita associada a uma bela salada, ponto a mais para quem deseja se recuperar da comilança da noite anterior. Por isso, nada de torcer o nariz, muita atenção nos benefícios que esse camarada do bem é capaz de proporcionar ao nosso organismo. Saúde em primeiro lugar!

Como surgem a azia e a má digestão?

Alimentos carregados em gordura, cigarro e bebida alcoólica estão entre os grandes vilões da saúde digestiva. São eles os maiores contribuintes da azia e má digestão. Outra razão está relacionada ao aumento de produção do ácido clorídrico (HCL) no nosso organismo. O excesso desse ácido também resulta em um quadro de azia.

Como aliviar o problema?

Consumir o Óleo de Boldo vai ajudar a neutralizar os efeitos dos problemas digestivos. A planta do Boldo colabora para a desintoxicação do nosso organismo e ajuda o nosso fígado a se recuperar dos excessos cometidos. O Óleo é capaz de atenuar a queimação, regularizar o funcionamento do nosso intestino, reduzir os gases, expulsar vermes intestinais, melhora as dores de estômago servindo como um poderoso antiespasmódico. Suas propriedades são capazes de restabelecer nosso bem-estar em poucos minutos.

Chá de caixinha não é fitoterápico

 Você pode estar analisando que é melhor comprar o chá de caixinha do supermercado. No entanto, se faz necessário alertarmos nossos leitores e clientes quanto à diferença gritante entre o Óleo e o sachê. E para isso, nada melhor que o argumento de uma especialista.

 Em matéria veiculada no site do Globo Repórter, a professora de fitoterapia Maria das Graças Brandão, da Universidade Federal de Minas Gerais, relatou a diferença entre consumir as propriedades dos alimentos in natura e a sua fórmula manipulada nas indústrias.  Segundo ela, “O chá de caixinha não é fitoterápico. As empresas que produzem chá de caixinha para as pessoas tomarem algo gostoso à noite. É algo mais relacionado à degustação e ao prazer proporcionado por beber um chá. O chá de caixinha não pode ser considerado fitoterápico porque o teor do princípio ativo ali presente é muito baixo. No final das contas, o chá que está na prateleira do supermercado não tem a quantidade do princípio ativo adequada para surtir efeito farmacológico. Quando precisar de alguma planta para utilizar como remédio, é melhor procurar um farmacêutico”, avalia.


Como ingerir:

O Óleo de Boldo pode ser adicionado ao uso culinário, como no preparo de saladas, semelhante ao uso do óleo de oliva. Não sendo recomendado para frituras.

Atenção!

O exagero no consumo pode oferecer efeitos colaterais sérios devido à sua alta toxicidade. Por isso, antes de fazer uso deste recurso, procure acompanhamento médico.

O site Vivo Mais Saudável publicou um artigo elencando 7 dicas caseiras para aliviar a azia e a má digestão. Achamos interessante e compartilhamos aqui com vocês.

  1. Massagem: Bata suavemente, com a mão em formato de concha, na região que vai do começo do estômago até um palmo abaixo do umbigo. Você pode, também, fazer esses movimentos nas costas, na mesma altura. Já se o problema é queimação, faça uma massagem com movimentos circulares na barriga, nove vezes em sentido horário e mais nove na direção anti-horária.

 

  1. Roupas que apertam muito a sua região abdominal, como calças, saias e cintos, podem pressionar demais o estômago, fazendo com que ele retroceda parte de seu conteúdo para o esôfago, causando a desagradável azia. Portanto, para evitar o problema, tente vestir sempre roupas leves.

 

  1. Mastigue bem os alimentos. Quando mastigamos rápido, não damos tempo para o cérebro processar a mensagem para o restante do corpo, o que ocasiona o surgimento da azia.

 

  1. Não fique muito tempo sem comer, principalmente ficar de jejum por longos períodos. Esse comportamento colabora para a queimação no estômago.

 

  1. Leite é bom, mas em excesso estimula a secreção ácida do estômago.

 

  1. Fumar também é prejudicial ao estômago, pois a nicotina provoca a diminuição da contração do órgão.

 

  1. O álcool também é outro vilão. O seu consumo altera as membranas do intestino.

 

Nunca consuma ou aplique insumos vegetais ou animais sem orientação e acompanhamento de um profissional qualificado e de sua confiança.

“O Ministério da Saúde adverte: não existem evidências científicas comprovadas de que este produto previna, trate ou cure doenças.”

 Onde encontrar: Você encontra esses e outros Óleos acessando este link: mundodosoleos.com ou indo até a nossa loja localizada no CLSW 504 Bloco “B” loja 46, Sudoeste, Brasília (DF).

Estamos também nas redes sociais. Curta nossa página no Facebook e acompanhe novidades e artigos como esse. Gostou do artigo? Já usou algum desses óleos? Conte pra gente e compartilhe pelo Facebook.

Referências: Azia e má digestão podem ser aliviadas em casa. Descubra como! Doutíssima. Disponível em: http://doutissima.com.br/2014/08/04/azia-e-ma-digestao-podem-ser-aliviadas-em-casa-descubra-como-14653189/

O uso do boldo, Mundo Educação. Disponível em: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/saude-bem-estar/o-uso-boldo.htm

Boldo do Chile: benefícios e propriedades medicinais, Plantas Medicinais Fitoterapia. Disponível em: http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/boldo-do-chile-peumus-boldus.html

Aprenda 7 dicas caseiras para aliviar azia e má digestão, Vivo Mais Saudável. Disponível em: http://vivomaissaudavel.com.br/saude/clinica-geral/aprenda-7-dicas-caseiras-para-aliviar-azia-e-ma-digestao/

CHAT: professora fala sobre o uso correto das plantas medicinais, Farmácia da terra, Globo.com. Disponível em: http://g1.globo.com/globoreporter/0,,MUL1346572-16619,00-CHAT+PROFESSORA+FALA+SOBRE+O+USO+CORRETO+DAS+PLANTAS+MEDICINAIS.html

 

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Artigos Relacionados