Castanha do Pará: Conheça os benefícios do óleo da Castanha do Brasil!

Castanha do Pará: Conheça os benefícios do óleo da Castanha do Brasil!

Castanhas do Pará também conhecidas em outros países como castanhas do Brasil, são as sementes da castanheira do Pará (Bertholettia excelsa, família Lecythidaceae), uma árvore típica da floresta Amazônica, que pode alcançar até 60 metros de altura.

 

Além de saborosa, a castanha do Pará é um alimento que proporciona muitos benefícios para a saúde. O texto a seguir mostra os benefícios da castanha do Pará para a nossa saúde, para que serve, e propriedades nutricionais.

 

Para que serve a castanha do Pará?

 

A castanha do Pará serve como alimento, “remédio” e matéria-prima para a indústria. As sementes podem ser consumidas in natura, torradas ou usadas como ingrediente de pratos doces e salgados.

 

Muito nutritiva, a castanha do Pará proporciona diversos benefícios para a saúde humana, atuando na prevenção e no tratamento de algumas doenças.

 

Óleo de Castanha do Pará

 

Você sabia que o azeite não é o único óleo prensado a frio. É o caso do Óleo de Castanha do Pará que, além de ser prensado a frio, é 100% natural, sem adição de conservantes ou ingredientes e, claro, feito artesanalmente!

 

Conhecido como “produto curinga”, esse queridinho é super hidratante e atua na renovação celular além de ser ótimo para a saúdo quando colocado junto ao azeite. Isso porque o Óleo de Castanha do Pará é rico em ácido graxos, principalmente ácido linoléico, linolênico, oléico, ácido palmítico, vitaminas A e E, diversos minerais e oligoelementos, como cálcio, ferro, zinco, potássio e selênio.

 

Confira aqui os benefícios trazidos pelo curinga dos óleos que, além de ser muito bom para a pele e cabelos, tem um sabor suave e pode ser usado para temperar saladas ou como ingrediente de vários tipos de receitas. A recomendação de consumo é de 1 a 2 colheres de sopa por dia.

 

Ajuda na cicatrização e previne tumores

 

Os ácidos graxos essenciais, moléculas da chamada gordura do bem, sobram na castanha-do-pará. Destacando sobretudo os ômegas 6 e 9, comprovadamente benéficos para o coração. A oleaginosa contém, ainda, uma considerável quantidade de proteínas e dois minerais muito importantes: o zinco, que afasta o risco de infecções oportunistas, além de atuar no crescimento e na cicatrização, e o selênio, que fortalece o sistema imunológico, que equilibra a tireoide e previne tumores. Sem falar em outra riqueza, a vitamina E, que é um poderoso antioxidante. Basta uma unidade para suprir as necessidades diárias desse nutriente.

Ajuda no tratamento dos cabelos

 

Óleo de Castanha do Pará é ótimo para tratar cabelos secos e danificados. Ele também ajuda a fortalecer os cabelos frágeis, além de acabar com a queda capilar e acelerar o crescimento do fio. Outro destaque desse óleo é que ele ajuda a intensificar a cor os cabelos pretos, deixando mais lindos e radiantes. O óleo também possui cisteína, um aminoácido que alisa o cabelo, ou seja, usando o Óleo de Castanha do Pará você terá um alisamento natural mais acelerado com os óleos alisadores.

 

Combate o envelhecimento da pele

 

Óleo de Castanha do Pará é considerado um dos melhores óleos vegetais com poder de hidratação. É lubrificante e emoliente, o que torna a pele mais suave e impede a perda transepidermal de água, aumentando muito a hidratação da pele. Mesmo sendo muito hidratante e gorduroso ele pode ser usado em peles oleosas, só não exagere viu.

 

O óleo também forma um filme protetor sobre a pele impedindo a evaporação da água e a desidratação, podendo servir como ingrediente nos filtros solares. Outro benefício trazido pelo Óleo de Castanha do Pará é sua capacidade de reduzir rugas e outros sinais do envelhecimento. Estrias também podem ser evitadas com o uso frequente do óleo

 

Como usar o Óleo de Castanha do Pará nos cabelos, pele, cílios e unhas

 

Cabelos: Aplique o óleo no cabelo seco, deixe agir por 30 minutos e depois lave o cabelo com shampoo e condicionador. Você pode usar uma, duas ou três vezes na semana. Caso tenha usado e percebido que seu cabelo ressecou, é sinal que este óleo foi forte demais para seu cabelo, então adicione 20 ml de óleo de jasmim em cada 30 ml de Óleo de Castanha do Pará e você notará que o problema foi resolvido.

 

Pele: Aplique o óleo na pele, deixe agir por 30 minutos e depois tome um banho. Você também poderá aplicar o óleo antes de dormir para tratar a sua pele enquanto você dorme, você verá a diferença. Você poderá usar este óleo todos os dias. Mas atenção, nenhum produto é indicado ser aplicado e se expor ao sol, em exceção a maquiagem, bloqueadores e protetores solares.

 

Cílios: Aplique o Óleo de Castanha do Pará nos cílios com a ajuda de um pincel para cílios, aqueles de máscara para cílios, deixe o óleo agindo por 30 minutos e depois lave os cílios usando um demaquilante.

 

Unhas: Lave as unhas com um sabonete anti-séptico, aplique um pouco de Óleo de Castanha do Pará e esfregue bem nas unhas para retirar o excesso, depois aplique uma base por cima e em seguida passe o esmalte, se quiser.

Aqui você encontra mais de 2500 óleos diferentes para qualquer gosto e hora. Confira!

Nunca consuma ou aplique insumos vegetais ou animais sem orientação e acompanhamento de um profissional qualificado e de sua confiança.

 

“O Ministério da Saúde adverte: não existem evidências científicas comprovadas de que este produto previna, trate ou cure doenças. ”

 

Onde encontrar: Você encontra esses e outros Óleos acessando este link: mundodosoleos.com ou indo até a nossa loja localizada no CLSW 504 Bloco “B” loja 46, Sudoeste, Brasília (DF).

 

Descarte do Óleo

 

O descarte não adequado dos Óleos pode acarretar entupimento nas tubulações e ainda poluir a água. Por isso, procure locais próprios para o descarte. Armazene em um vidro e dirija-se aos postos de coleta da sua cidade.

Estamos também nas redes sociais. Curta nossa página no Facebook e acompanhe novidades e artigos como esse.

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Artigos Relacionados