Óleo de Romã: Conheça os segredos e benefícios do óleo dessa fruta Mística!

Óleo de Romã: Conheça os segredos e benefícios do óleo dessa fruta Mística!

As capacidades medicinais da fruta já são conhecidas desde a antiguidade. Sabe-se, por exemplo, que a romã é uma fruta anti oxidante, mineralizante e refrescante.

 

Fruto da romãzeira, ela tem sua origem no oriente médio, mais especificamente na Ásia Menor, onde foi domesticada no Irã (antiga Pérsia). Também é bastante cultivada no mediterrâneo, sendo Israel, um de seus grandes produtores. Ela é uma planta que se adapta a climas tropicais e subtropicais, até no semi-árido.

 

No Brasil, a romã chegou com a vinda dos portugueses, podendo se achar até dois tipos de romã (a vermelha e a amarela). Apesar de não possuírem diferenças em sabor elas apresentam algumas diferenças: A amarela é nacional, e tem maior quantidade de sementes do que a vermelha – além de ter a casca mais.

 

É uma fruta exótica e milenar. Para se ter uma ideia, existem registros de restos da fruta em túmulos egípcios com mais de quatro milênios! Mas não foram só os egípcios que fizeram uso dessa fruta. A romã possui uma importância histórica grande, uma vez que faz parte do contexto cultural de muitos povos.

 

Para os gregos, por exemplo, a fruta era consagrada a Deusa do amor e da beleza, Afrodite. É uma das plantas, que na tradição israelita, que por ela Deus abençoou a terra santa. Na antiguidade judaica, por sua vez, a fruta simbolizava a esperança de que o ano novo que se iniciava seria melhor do que o que se passara.

 

Em Roma, era um símbolo de ordem e riqueza. Na cultura libanesa, não pode faltar na mesa do Natal, e tem a simbologia de união de todos os homens e mulheres do mundo por causa de suas sementes muito juntas.

 

A romã é uma fruta de extrema importância no inconsciente coletivo, sendo até citada em clássicos da literatura como “Romeu e Julieta” de William Shakespeare.

 

Como pode-se perceber, a fruta tem um alto cunho místico, considerada como símbolo da prosperidade e riqueza. Mas os benefícios da romã vão muito além das superstições. Elas trazem benefícios maravilhosos para o corpo. Isso porque ela é rica em vitamina A e em vitaminas do complexo B, além de ser uma excelente fonte de ferro e cálcio.

 

Óleo de Romã

 

É possível extrair um óleo maravilhoso da fruta. A sua extração do Óleo de Romã, por sua vez, se dá através da maceração e filtração (Maceration and filtration) da casca e da semente, o que garante uma matéria prima 100% pura e de alto teor nutritivo.

 

Portanto, quando transformado em óleo, a romã acaba por passar praticamente todas as suas características, fazendo com que o Óleo de Romã seja carregado de antioxidantes.

 

Esses antioxidantes, por exemplo, têm a capacidade de proteger as células de danos de ADN (ácido desoxirribonucleico) responsáveis provocar uma ruptura dentro do ciclo celular que, em alguns casos, promovem o desenvolvimento do câncer de próstata e mama.

 

Mas esses não são os únicos benefícios e propriedades que o Óleo de Romã possui. Confira agora as principais maravilhas que o óleo desta fruta mística e milenar pode trazer para a sua vida

 

Benefícios do Óleo de Romã

 

Melhora a circulação Sanguínea

 

Às vezes as artérias ficam bloqueada devido a muitas razões, como maus hábitos alimentares, a formação do sangue espesso, etc. O Óleo de Romã, por sua vez, também contém elevada concentração de ácido púnico, um ácido graxo que possui efeitos antiaterogênicos, isto é, que dificultam a formação de placas nas artérias.

 

Aumenta a imunidade e previne desequilíbrios hormonais

 

Os fitoestrogênios contidos no Óleo de Romã são úteis para tratar e prevenir desequilíbrios hormonais, e também a essencial vitamina B, vitamina C, bem como conteúdo mineral do óleo, ajuda a desenvolver, bem como melhorar o sistema de imunidade do corpo

 

Auxilia na saúde do coração

 

Os fitoquímicos contidos no Óleo de Romã ajudar a gerenciar os níveis de colesterol dentro do corpo e oferecê-lo com boas gorduras, portanto, ajuda na proteção contra-ataques cardíacos, níveis elevados de pressão arterial, aterosclerose, juntamente com outras doenças cardiovasculares.

 

Ajuda a perder peso

 

Os ácidos graxos presentes no Óleo de Romã ajudam a combater os triglicerídeos (gordura que é muito ruim para o sangue e se aloja diretamente na barriga) presentes no corpo. Portanto, quando associada a hábitos saudáveis de alimentação, o óleo ajuda no emagrecimento.

Protege contra dores musculares e inflamações

 

Os ácidos gordos, tais como o ácido conjugado, contido no Óleo de Romã ajuda o corpo a ser resiliente no sentido de inflamação, alivio de dor muscular e inchaços inferiores dentro do corpo

 

Nutre a pele

 

Graças ao gás carbônico extraído do Óleo de Romã, ele se torna eficaz também para hidratar e nutrir a pele, além de protegê-la da ação de radicais livres. A concentração de polifenóis promove uma notável ação antioxidante, que se reflete na diminuição dos sinais de envelhecimento.

 

Contraindicações

 

É fundamental lembrar que, ao ser consumida em excesso, a romã pode ser tóxica, levando a efeitos colaterais como enjoo e vômito. A romã é rica em alcaloides e pode se tornar venosa. O que já seria, portanto, uma das contraindicações tanto do óleo quanto do fruto.

Tenha a pele hidratada e proteja o seu corpo com o Óleo de Romã

Nunca consuma ou aplique insumos vegetais ou animais sem orientação e acompanhamento de um profissional qualificado e de sua confiança.

 

“O Ministério da Saúde adverte: não existem evidências científicas comprovadas de que este produto previna, trate ou cure doenças. ”

 

Onde encontrar: Você encontra esses e outros Óleos acessando este link: mundodosoleos.com ou indo até a nossa loja localizada no CLSW 504 Bloco “B” loja 46, Sudoeste, Brasília (DF).

 

Descarte do Óleo

 

O descarte não adequado dos Óleos pode acarretar entupimento nas tubulações e ainda poluir a água. Por isso, procure locais próprios para o descarte. Armazene em um vidro e dirija-se aos postos de coleta da sua cidade.

 

Estamos também nas redes sociais. Curta nossa página no Facebook e acompanhe novidades e artigos como esse.

Voltar para o blog

2 comentários

Quero um óleo de ROMÃ que seja muito bom para usar no rosto.

LÚCIA GOMES

Ótimo

Raimunda Almeida de Araújo Melo

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Artigos Relacionados