ÓLEO ESSENCIAL DE PIMENTA NEGRA AJUDA NA ESTABILIDADE CORPORAL DE IDOSOS

ÓLEO ESSENCIAL DE PIMENTA NEGRA AJUDA NA ESTABILIDADE CORPORAL DE IDOSOS

ÓLEO ESSENCIAL DE PIMENTA NEGRA AJUDA NA ESTABILIDADE CORPORAL DE IDOSOS
 
O tempo está continuamente deixando sinais em nosso corpo, interna e externamente. Cada fase da nossa vida nos traz mudanças estruturais e funcionais, que vão ritmando a passagem dos anos por nós.
 
Quando envelhecemos as atividades dos nossos sistemas visual, vestibular e musculoesquelético são as principais afetadas e acabam por comprometer o nosso equilíbrio e a nossa estabilidade postural. É por isto que idosos possuem reflexos mais lentos e uma propensão maior a ocorrência de quedas e desequilíbrios.
 
Um estudo demonstrou que o óleo essencial de pimenta negra (Piper nigrum) auxilia na estabilidade postural de idosos, controlando oscilações, otimizando as funções motoras e reduzindo o risco de quedas e lesões.
 
Realizado com 33 voluntários com problemas de equilíbrio, vítimas de acidente vascular cerebral (AVC) crônico e paralisia de metade do corpo, o estímulo olfativo foi realizado por meio de um colar aromático contendo o óleo essencial de pimenta negra. Cada participante foi orientado a inalar o óleo essencial durante um minuto com os olhos abertos e um minuto com os olhos fechados, realizando uma pausa de dois minutos de descanso entre as inalações.
 
Os resultados e os déficits de equilíbrio foram medidos a partir da frequência de oscilações posturais durante o estado de permanência postural. Após os estímulos olfativos as dimensões das oscilações reduziram de 521.3± 397.6 para 394.6±249.1, revelando a contribuição do óleo essencial.
 
O óleo essencial de pimenta negra possui como constituinte majoritário o beta-cariofileno, um sesquiterpeno conhecido por suas propriedades neuroprotetoras e antioxidantes. Estudos evidenciam as atividades neuroprotetoras do beta-cariofileno, capaz de inibir a morte celular, o estresse oxidativo e a neuroinflamação, além de viabilizar a expressão de proteínas que estão envolvidas com as funções cognitivas.
 
Além das propriedades particulares do óleo essencial de pimenta negra, o estímulo olfativo ativa uma área da ínsula, região cerebral que está envolvida no processamento de diversas informações, como informações viscerais motoras e sensoriais.
 
A manutenção do equilíbrio corporal é um processo automático e inconsciente, no entanto pode ser um dos maiores desafios para pessoas idosas, aumentando a propensão de quedas e provocando insegurança, irritabilidade, ansiedade e depressão. Um terço das pessoas acima dos 60 anos cai ao menos uma vez ao ano e a metade chega a cair com frequência regular, resultando em lesões, fraturas e até mesmo episódios mais graves.
 
Quer melhorar a sua qualidade de vida com os óleos essenciais?
 
Você encontra os nossos produtos em qualquer revenda Laszlo e em nossas lojas física e virtual. Acesse:
 
 
REFERÊNCIAS:
 
FÁBIÁN LÁSZLÓ
 
BUSHATSKY, Angela. Alterações do equilíbrio corporal no envelhecimento. Redação Portal do Envelhecimento
 
FERREIRA, Danilo. Avaliação do efeito protetor do beta-cariofileno em modelos celulares de doenças neurodegenerativas. 2014. 71 p. Tese apresentada ao programa de Pós-Graduação (Pós-Graduação em Toxicologia)- Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, 2014.
GIM, Mi-Na et al. The effect of olfactory stimuli on the balance ability of stroke patients. J Phys Ther Sci. 2015 Jan; 27(1): 109–113. Published online 2015 Jan 9.
Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Artigos Relacionados