ÓLEO ESSENCIAL DE PLAI: UM CONCEITUADO TÔNICO E ANTI-INFLAMATÓRIO TAILANDÊS

ÓLEO ESSENCIAL DE PLAI: UM CONCEITUADO TÔNICO E ANTI-INFLAMATÓRIO TAILANDÊS

 

 

ÓLEO ESSENCIAL DE PLAI: UM CONCEITUADO TÔNICO E ANTI-INFLAMATÓRIO TAILANDÊS

O plai (Zingiber cassumunar) é uma planta rizomática nativa da Ásia, pertencente à mesma família do gengibre, planta da qual se assemelha em aparência e por isto também recebe o nome popular de gengibre cassumunar.

É uma das plantas medicinais mais cultivadas e conceituadas na Tailândia, compondo tanto fitomedicamentos frequentemente comercializados, quanto preparados medicinais tradicionais que são popularmente empregados há mais de seis mil anos.

O “Prasaplai” é uma preparação tradicional tailandesa amplamente utilizada para o tratamento de dismenorreia e ciclo menstruais irregulares. O nome “Prasaplai” deriva de “prasa” que significa “na quantidade de 50%”, onde a preparação contém 50% de plai e nos outros 50% são associadas outras dez plantas medicinais. O “Prasaplai” é reconhecido como o medicamento doméstico mais comum da Tailândia, sendo também incluído na lista nacional de medicamentos essenciais, lista composta apenas por medicamentos à base de plantas. Estudos demonstram que este preparado medicinal possui efeitos igualmente eficazes como o ácido mefenâmico, fármaco convencionalmente empregado para o alívio das dores de dismenorreia. Com base nesses resultados, essa preparação, mesmo produzida artesanalmente, tornou-se um produto comercial bem conhecido e tem sido amplamente utilizada na maioria dos hospitais e unidades de saúde na Tailândia.

O óleo essencial de plai é extraído dos rizomas da planta e distingue-se por seu aroma refrescante e levemente picante, sendo mais suave quando comparado ao aroma do gengibre. É um óleo estimulante e dentre suas principais propriedades destaca-se como um poderoso anti-inflamatório, indicado para o tratamento de inflamações cutâneas, musculares e articulares.

Estudos demonstram que o componente dimetoxifenilbutadieno (DMPBD) presente no óleo essencial de plai possui atividade anti-inflamatória duas vezes mais potente que o fármaco diclofenaco sódico, evidenciando seu elevado potencial para o tratamento de dores e inflamações.

PRINCIPAIS PROPRIEDADES E INDICAÇÕES DO ÓLEO ESSENCIAL DE PLAI:

– Tônico geral.
– Poderoso anti-inflamatório. Indicado para inflamações cutâneas, articulares e musculares.
– Analgésico.
– Antioxidante.
– Antisséptico.
– Antiviral.
– Antimicrobiano.
– Repelente de insetos.
– Anticolinesterásico
– Antipirético.
– Carminativo.
– Estomáquico.

ATUAÇÃO NO CAMPO EMOCIONAL:

– Estimulante do ânimo e da energia pessoal
– Auxilia na compreensão de novos pontos de vista e perspectivas
– Auxilia a amenizar rigidez emocional

COMPOSIÇÃO CROMATOGRÁFICA DO ÓLEO ESSENCIAL DE PLAI:

Constituinte ID %
1 α-thujeno 0,6
2 α-pineno 1,1
3 sabineno 11,2
4 β-pineno 1,2
5 mirceno 0,7
6 α-terpineno 2,2
7 p-cimeno 5,8
8 1,8 cineol 2,3
9 limoneno 1,1
10 γ-terpineno 5,1
11 z-sabineno hidrato 1,3
12 terpinen-4ol 36,8
13 α-terpineol 4,9
14 terpinil acetato 4,5
15 β -cariofileno 4,9
16 sesquifelandreno 4,0
17 DMPBD 1,8

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Artigos Relacionados