ÓLEOS ESSENCIAIS PARA AFTAS

ÓLEOS ESSENCIAIS PARA AFTAS

ÓLEOS ESSENCIAIS PARA AFTAS

Sozinhas ou acompanhadas, elas aparecem quando menos esperamos e o incômodo que provocam quase não parece condizer com o seu tamanho tão pequeno…

Desconhece-se alguém que nunca teve uma afta na vida. Estas companheiras não tão bem-vindas recebem até mesmo um nome sofisticado na terminologia médica: estomatite aftosa.

Os óleos essenciais podem nos auxiliar nos cuidados com a nossa saúde bucal, amenizando os sintomas de dor e ajudando na cicatrização das indesejáveis aftas.

Se você integra o time de pessoas que sofrem regularmente com aftas, saiba que alguns óleos essenciais podem te auxiliar. São eles:

PARA ALÍVIO IMEDIATO DA DOR: 1 gota de óleo essencial de cravo-da-índia (Syzygium aromaticum)

PARA ALÍVIO DA DOR E CICATRIZAÇÃO:
– 2 gotas de óleo essencial de louro (Laurus nobilis)
– 2 gotas de óleos essenciais cítricos como limão (Citrus limon) ou laranja (Citrus aurantium)

Um estudo realizado com trinta e sete voluntários com quadros recorrentes de aftas, demonstrou que os óleos essenciais ricos em limoneno, como o limão contribuem para o alívio do desconforto e dor provocada pelas aftas, favorecendo a cicatrização das mesmas. Aplicado em discos mucoadesivos o óleo essencial apresentou eficácia superior a um enxaguante bucal contendo benzocaína e benzoína (anestésicos e antissépticos de uso tópico) em termos de intensidade da dor e tempo de cicatrização. O limoneno é um componente de reconhecidas atividades antisséptica e antiulcerogênica, atuando no aumento da secreção de muco e combatendo patógenos presentes na microbiota da cavidade oral.

São múltiplos os fatores responsáveis pelo desenvolvimento das aftas. Elas podem ser desencadeadas por estresse, baixa imunidade, influências hormonais ou podem até mesmo revelar uma deficiência de vitamina B12 ou ferro no organismo. Além do desconforto durante a fala ou alimentação, elas também limitam a nossa higiene bucal e favorecem a proliferação de microrganismos indesejados ou até mesmo mau hálito.

Os óleos essenciais atuam na assepsia do local sensibilizado pela afta, contribuindo para a redução da intensidade da dor e favorecendo a cicatrização da lesão.

Mas afinal como utilizar os óleos essenciais para este fim? A resposta é simples: aplique o óleo essencial, na quantidade recomendada para cada um, sobre um cotonete e aplique no local de 3 a 5 vezes por dia, sempre que sentir necessidade. Para aplicação em crianças opte pelo óleo essencial de louro.

Voltar para o blog

1 comentário

Obrigado. Ótima informação.

Ângela Maria de Souza Costa

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Artigos Relacionados