Quais as diferenças entre os Óleos Vegetais e Essenciais?

Quais as diferenças entre os Óleos Vegetais e Essenciais?

Já percebeu que há dois tipos de Óleos? De um lado, o vegetal e do outro, o essencial. Mas afinal de contas, quais as diferenças entre eles? Será que atendem ao mesmo objetivo? Hoje, vamos tratar um pouco melhor sobre esse assunto que ainda confunde muita gente. Será mesmo que você está fazendo o uso corretamente? Conhecer a finalidade do Óleo é fundamental para alcançar os resultados desejados. Lembrando que estamos cuidando da nossa saúde e, portanto, informação nunca é demais!

Os Óleos possuem um papel importante na vida da civilização desde muito tempo.. Cleópatra, a rainha egípcia, fez uso de alguns. Aptos para tratar doenças físicas e emocionais, esses líquidos têm conquistado cada vez mais espaço na rotina de cuidados na vida das pessoas.

Óleos Vegetais

Apesar de serem extraídos diretamente das plantas ( e aqui incluem-se raízes, folhas e galhos), na maioria das vezes, a obtenção do líquido vem das sementes.  Os óleos são formados por trigliceróis (é a união de três ácidos graxos a uma molécula de glicerol), não voláteis (não evaporam), sendo insolúveis em água e solúveis em solvente orgânico.

Os Óleos vegetais atuam em diversos problemas de saúde, atendendo desde as queixas por emagrecimento até os cuidados com o controle do colesterol, alívio de dores de cabeça, prevenção de problemas cardíacos, entre outros benefícios significativos para uma vida mais saudável e mais leve. Destacamos alguns como:

Óleo de Coco: diminui o colesterol ruim ( LDL) e aumenta o colesterol bom (HDL), um amigo para o coração, pois ele é responsável em fazer uma limpeza no sangue. Contribui na redução de peso. Confira mais benefícios aqui.

Ginkgo Biloba: possui características em sua composição, capazes de prevenir e neutralizar os avanços da labirintite. Confira mais benefícios aqui.

Óleo de Cártamo:  O óleo de Cártamo reduz o apetite, promove a saciedade e elimina o famoso pneuzinho da barriga, pois o ômega 6 presente em sua composição, atua como catalisador da chamada “gordura marrom” – responsável por manter o calor dos órgãos vitais – a qual estimula o aceleramento na queima de gordura. Confira mais benefícios aqui.

Óleos Essenciais

Além de cuidados físicos também oferecem propriedades capazes de tratar problemas de ordem emocional, como o estímulo à memória, combate à depressão e também atuante como fonte afrodisíaca, entre outros assuntos do universo das emoções humanas. Destacamos alguns e suas respectivas ações externas e internas:

Rosa Mosqueta: Suas propriedades também são capazes de atenuar vermelhidão e irritação.

Problemas como linhas de expressão, marcas na pele devido à idade. Combate ao envelhecimento precoce causado pela exposição ao sol e ao frio são outros alvos que a rosa não deixa passar. Confira mais benefícios aqui.

Óleo Essencial de Canela: Como antisséptico na proliferação de microrganismos presentes na superfície da pele e mucosas, antiinflamatório para o alívio de dores, antiespasmódico no trato de cólicas menstruais, estimulante físico e mental, auxiliar na produtividade do cérebro. Confira mais benefícios aqui.

 Óleos se complementam

Apesar de possuírem papeis diversificados, os óleos essenciais necessitam de um “veículo”, que na maioria das vezes são os óleos vegetais. Esses últimos garantem a diluição do óleo essencial (evitando irritações e reações adversas), ao mesmo tempo em que ajudam a carregá-lo para dentro do nosso corpo. Neste caso, o Óleo Vegetal passa a atuar como carreador.

                 

Onde encontrar: Você encontra esses e outros Óleos acessando este link: mundodosoleos.com ou indo até a nossa loja localizada no CLSW 504 Bloco “B” loja 46, Sudoeste, Brasília (DF).

Estamos também nas redes sociais. Curta nossa página no facebook e acompanhe novidades e artigos como esse. Gostou do artigo? Já usou algum desses óleos? Conte pra gente e compartilhe pelo Facebook

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Artigos Relacionados