Qual o melhor Óleo para cozinhar? Quais os benefícios de cada um?

Qual o melhor Óleo para cozinhar? Quais os benefícios de cada um?

Vivemos diante de uma nova realidade. Cada vez mais estamos preocupados com o que estamos ingerindo. Também pudera.Vivenciamos uma época avassaladora de informações e o estilo vida saudável arrebata novos seguidores dia após dia, inclua aí:  seus amigos, parentes, vizinhos, colegas de trabalho.

Sob esta nova perspectiva, a nossa cozinha também passas por novos critérios de avaliação. Algumas substituições são necessárias. Afinal, quem deseja melhorar a qualidade de vida precisa aderir a novos hábitos além da academia, da corridinha ou da caminhada de meia hora.

Os Óleos possuem uma parcela significativa na nossa alimentação. São eles os principais veículos para aprontarmos nossos pratos. Mas ainda não respondi, não é verdade? Afinal, qual o melhor Óleo para cozinhar?

Para a escolha do Óleo não nos resta apenas saber se ele é saudável, mas se ele permanece saudável durante todo o processo. “O fator mais importante e decisivo é o grau relativo de saturação dos ácidos graxos no Óleo de cozinha específico. Isto porque as saturadas são mais resistentes que as monoinsaturadas que por sua vez são mais resistentes que as poliinsaturadas. Um óleo de cozinha rico nestas últimas deve ser evitado”, declara o Dr Maurício do site “Comece a emagrecer”.

Em geral, óleos e azeites são divididos em três categorias, de acordo com o tipo de ácidos graxos que apresentam:

Saturados: estáveis mesmo quando exposto ao calor e luz. Óleos com altos níveis de ácidos graxos saturados são a melhor escolha para cozinhar.

Monoinsaturados: são relativamente estáveis quando expostos ao calor, porém só funcionam bem quando submetidos à temperatura baixa ou média.

Poliinsaturados: são instáveis e podem produzir níveis significativos de radicais livres quando expostos ao calor. Não devem ser usados para cozinhar.

Quais os melhores Óleos para cozinhar?

  1. Óleo de Coco

Seguindo este pensamento, o melhor Óleo para cozinhar é o Óleo de Coco. Possui mais de 90% de ácidos graxos e ainda é resistente a elevadas temperaturas. Você encontra este Óleo aqui. Além disso, o líquido possui diversos benefícios.

  1. Azeite de Oliva

Mesmo com a presença dos ácidos graxos monoinsaturados e poliinsaturados, o azeite resiste a temperaturas altas e compõe a lista dos mais saudáveis para cozinhar.

  1. Óleo de Abacate

Este Óleo possui partes de mono e poliinsaturados, no entanto, assim como o azeite, cumpre perfeitamente o papel. Confira outros benefícios do Óleo de Abacate aqui.

Gorduras animais

Outras favoráveis opções concentram-se também na manteiga e gorduras animais como a do porco, por exemplo. Pasmem! Ela contém 68% de gorduras saturadas e 28% de gorduras monoinsaturadas, além de vitaminas A, E e K2. Procure pela manteiga verdadeira. A clarificada (ghee) não contém lactose e proteínas, apenas gordura.

Onde encontrar: Você encontra esses e outros Óleos acessando este link: mundodosoleos.com ou indo até a nossa loja localizada no CLSW 504 Bloco “B” loja 46, Sudoeste, Brasília (DF).

Estamos também nas redes sociais. Curta nossa página no facebook e acompanhe novidades e artigos como esse. Gostou do artigo? Já usou algum desses óleos? Conte pra gente e compartilhe pelo Facebook

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Artigos Relacionados