O que fazer quando o Óleo aquece muito e a panela pega fogo? Repasse e salve vidas!

O que fazer quando o Óleo aquece muito e a panela pega fogo? Repasse e salve vidas!

Os Óleos vegetais revelam o poder fantástico da natureza em cuidar da nossa máquina humana. Possuem características específicas ao menor sinal de alerta. É possível tratar de manchas na pele, prevenir problemas cardíacos e diabetes, emagrecer com saúde, dentre tantas outras opções que semanalmente postamos por aqui.

Fato é que a cada dia descobrimos um pouco mais sobre o Mundo dos Óleos vegetais e essenciais e suas funcionalidades que tornam a nossa vida mais leve e saudável.

Hoje, viemos salientar os cuidados necessários para que essa história seja prolongada por muito tempo. Não adianta possuirmos um “arsenal” incrível se não soubermos manipulá-lo. E o que era para ser solução pode tornar-se uma grande dor de cabeça – aproveitando o trocadilho, confira aqui alguns Óleos maravilhosos para dores de cabeça e enxaquecas – Por isso, é de fundamental importância sabermos que:

Óleo em cozinha é coisa séria

Não se descuide do que está fazendo. Em apenas alguns minutos, uma panela cheia de Óleo deixada no fogão sem supervisão pode pegar fogo. Esse tipo de incêndio ocorre quando o líquido esquenta muito.

O vídeo a seguir demonstra na prática, o perigo de jogar água sobre o Óleo quente. O processo físico é chamado de calefação – essa terminologia define o fenômeno que consiste no aparecimento de uma camada ou colchão de vapor entre um líquido e uma superfície quando esta se encontra fortemente aquecida.

Não precisa nem concluir o resultado que uma desastrosa tentativa em conter as chamas com água pode ocasionar. Uma imagem vale mais que mil palavras!

Desta forma, ao invés do líquido reduzir o fogo, instantaneamente a evaporação das gotas espalha-se no ar e consequentemente lança a chama e o vapor para todos os lados.

Queimaduras provenientes de líquidos superaquecidos estão no topo do ranking dos 10 principais agentes causais, segundo consta a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ). No Brasil, soma-se 1 milhão de registros por ano. Um número assustador. Boa parte desses acidentes poderiam ser evitados com apenas algumas dicas básicas.

O que fazer para apagar alimentos ou Óleo incendiados no fogão?

  1. Se o fogo estiver baixo e somente na panela, é possível contê-lo. De outra forma, acione as autoridades de emergência e evacue a área;
  2. Desligue o fogo queimador no fogão;
  3. Tampe a panela para cortar o fogo;
  4. O extintor de incêndio químico é muito útil nessas horas;
  5. Espere a panela esfriar.
  6. Sexta e última recomendação: avalie a segurança que possui para colocar em prática todos esses cuidados. Caso não haja possibilidade, não arrisque a sua vida. Ligue para o 193 e acione o quanto antes ajuda competente.

Os cuidados com o Óleo de cozinha

EVITE

► Panelas e frigideiras de cobre e de ferro, que podem facilitar a oxidação da gordura;
► Fritar vários tipos de alimentos na mesma panela, peixe e cebola podem “contaminar os demais alimentos com seus odores fortes;
► Manter o Óleo aquecido sem nenhum alimento no recipiente: ele pode ter a sua qualidade prejudicada;
►  Óleos de Soja e de Canola não são apropriados para frituras;
►  Completar o Óleo em uso sempre com um novo.

COMO GUARDAR:

► Se for usar o Óleo mais uma vez, guarde-o na geladeira, num recipiente com tampa, após resfriado;
► Evite jogar Óleo usado na pia da cozinha, pois ele é um poluente da natureza e ainda pode entupir a rede de esgoto;
► Guardar o Óleo usado em uma garrafa pet e levar para postos especializados para recolhê-lo. Verifique na sua Prefeitura onde existe na sua cidade;
►Não frite alimentos úmidos demais. A água pode prejudicar a qualidade de Óleo. Seque-os antes com papel-toalha.

*Com informações da Diretoria Sanitária – Bofete (SP)

Onde encontrar: Você encontra esses e outros Óleos acessando este link: mundodosoleos.com ou indo até a nossa loja localizada no CLSW 504 Bloco “B” loja 46, Sudoeste, Brasília (DF).

Estamos também nas redes sociais. Curta nossa página no facebook e acompanhe novidades e artigos como esse. Gostou do artigo? Já usou algum desses óleos? Conte pra gente e compartilhe pelo Facebook

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Artigos Relacionados