Óleo de Coco: muito além do emagrecimento

Óleo de Coco: muito além do emagrecimento

Óleo de Coco: muito além do emagrecimento

Após as festas de fim de ano e os exageros das férias, o primeiro mês do ano torna-se o mês internacional das dietas, das promessas de se praticar exercícios físicos e do desejo de começar uma vida mais saudável. O óleo de coco ficou conhecido nacionalmente pela fama de emagrecedor. Basta o verão apontar que o assunto volta à tona.

Seguindo à risca uma dieta hipocalórica e adicionando o óleo de coco no cardápio, pacientes de um estudo realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) constataram na balança, perda de peso significativa e redução da gordura localizada na barriga em apenas um mês. Mas não apenas isso, o óleo de coco surpreende também em outras áreas do nosso corpo. Confira!

Amigo da balança. Melhor amigo do coração.

O óleo de coco virgem se diferencia dos demais óleos, pois a gordura saturada em sua composição, os triglicerídeos de cadeia média (TCM) são rapidamente absorvidos pelo intestino e pelo fígado, gera mais energia ao organismo e acelera o metabolismo, ao contrário dos ácidos de cadeia longa que encontramos nos óleos de cozinha. O óleo de coco diminui o colesterol ruim ( LDL) e aumenta o colesterol bom (HDL), um amigo para o coração, pois ele é responsável em fazer uma limpeza no sangue.

Outros benefícios para a saúde

Nem só de magreza vive o óleo de coco. A natureza da sua composição atua em diversas áreas do nosso corpo.

. Fonte de Vitamina E

Cabelos, unhas e pele saudáveis. O óleo de coco previne o envelhecimento precoce e um pouco dele no couro cabeludo ou nos cremes para cabelos promove nutrição extra aos fios capilares proporcionando brilho, maciez e combate ao ressecamento.

.Cicatrizes

Seu poder antibactericida pode ser usado no tratamento de herpes, feridas, cicatrizes e picada de insetos.

. Intestino  

O óleo de coco ajuda na absorção dos nutrientes no corpo, combate as bactérias prejudiciais e melhora o funcionamento do sistema digestivo, aliviando a prisão de ventre.

.Imunidade

Sua composição atua contra vírus, fungos e bactérias ruins, fortalece o sistema imunológico, o que ajuda muito no tratamento de doenças.

 

.Saciedade

De acordo com os pesquisadores da Universidade de Columbia e do Centro de Pesquisa sobre Obesidade de Nova York, ambos nos Estados Unidos, revelaram que os TCM encontrados no óleo de coco ativam hormônios como a colecistoquinina, peptídeo YY e peptídeo inibitório intestinal que promovem a sensação de saciedade. Uma ajuda para quem tem compulsão em comer.

.Alzheimer e câncer

Estudos avançados apontamque o consumo de óleo de coco pode tratar doenças degenerativas como Azheimer e tumores malignos. No entanto, ainda há divergências no campo da medicina. Aguardemos os próximos capítulos dessa discussão.

Como utilizar:

O óleo de coco pode ser encontrado também em cápsulas. Não há diferença na sua composição, apenas na sua forma de consumo. Enquanto o óleo líquido pode ser utilizado nos alimentos, as cápsulas facilitam a dieta de quem possui um dia a dia corrido por serem fáceis de carregar.

Como ingerir?

O óleo pode ser misturado em iogurtes, saladas e vitaminas. Também no preparo de bolos e tortas. O seu uso não é recomendado para frituras.

Uma colher de sopa por dia é o suficiente para uma dieta balanceada. O consumo em quantidade maior gera índices de gorduras saturadas excedentes ao que o seu organismo precisa. Além disso, você vai gerar mais energia do que poderá gastar.

Óleo de coco é um remédio?

O óleo de coco não é um remédio. Trata-se de uma fonte natural para a saúde com excelentes resultados comprovados em pesquisas.

Onde encontrar:

Estamos também nas redes sociais. Curta nossa página no facebook e acompanhe novidades e artigos como esse.

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Artigos Relacionados