Óleo de Girassol: 4 Benefícios nobres da “Flor do Sol”!

Óleo de Girassol: 4 Benefícios nobres da “Flor do Sol”!

Sério, quem não ganha o dia quando vê aquela flor de Girassol toda linda aberta virada para você? Eu sei que eu sim! O dia fica até mais leve e a felicidade parece que toma conta de tudo. Mas por que isso acontece?

 

Girassol é o nome de uma planta nome científico do girassol é Helianthus annus, cujo significado é “flor do sol”. É uma planta originária da América do Norte e possui a particularidade de ser heliotrópica, ou seja, gira o caule sempre posicionando a flor na direção do sol.

 

Se você gosta de simbolismos você vai adorar a flor de girassol porque ela significa felicidade. A cor amarela ou os tons cor de laranja das pétalas simbolizam calor, lealdade, entusiasmo e vitalidade, refletindo a energia positiva do sol. No entanto, o girassol também pode representar altivez.

 

Mas não é só de simbolismos que a flor vive. Ela também é altamente benéfica para nós! Da sua semente pode ser produzido o famoso Óleo de Girassol.

 

Produção e Composição do Óleo de Girassol

 

Como falamos antes, o Óleo de Girassol é produzido industrialmente a partir das sementes de girassol. Estas são limpas, secas, descascadas, trituradas e extraídas com solvente.

 

Finalmente, o produto assim obtido é desolventizado e sofre todo um processo de refinação, com diferentes etapas que incluem processos químicos e físicos de tratamento, como por exemplo: desgomagem, branqueamento, desodorização.

 

Como todos os óleos vegetais, o Óleo de Girassol é essencialmente constituído por triacilgliceróis (98 a 99%). Tem um elevado teor em ácidos insaturados (cerca de 83%), mas um reduzido teor em ácido linolénico (≤ 0,2%). O Óleo de Girassol é essencialmente rico no ácido gordo essencial (AGE), ácido linoleico. As variações no seu teor são consequência não só da variedade, mas também das diferenças climáticas durante o seu cultivo.

 

Óleo de Girassol apresenta como constituinte maioritário da sua fracção tocoferólica a forma alfa-tocoferol, ao contrário da maioria dos óleos vegetais que têm a forma gama-tocoferol. O alfa-tocoferol presente no óleo de girassol apresenta, a temperaturas elevadas, menor actividade antioxidante do que o gama-tocoferol dos óleos em que é mais abundante. Por outro lado, o Óleo de Girassol apresenta maior actividade em vitamina E (alfa-tocoferol tem 1,49 IU/mg) do que os óleos onde predomina a forma gama-tocoferol (0,14 IU/mg).

 

Toda essa composição química aqui presente é só para mostrar para você que a composição do Óleo de Girassol pode trazer inúmeros benefícios para você. Conheça eles agora!

 

Benefícios do Óleo de Girassol

 

Colabora para a saúde do coração

 

Óleo de Girassol não contém quaisquer gorduras saturadas, o que significa que ele pode efetivamente reduzir o seu conteúdo de colesterol total no corpo. Isso significa que você é muito menos propenso a desenvolver a aterosclerose, que entope as artérias, aumenta a pressão arterial e suas chances de sofrer um ataque cardíaco ou um acidente vascular cerebral. O Óleo de Girassol, com moderação, é uma boa opção para aqueles que querem manter um pouco de atenção em sua saúde do coração!

 

Ótimo para deixar a pele jovem e saudável

 

Óleo de Girassol, como dito anteriormente, é rico em vitamina E. Essa vitamina funciona como um antioxidante no corpo que neutralizam os radicais livres, impedindo-os de destruir ou danificar as células saudáveis do nosso corpo.

 

Além disso, a vitamina E é especificamente relacionada com a melhoria da saúde da pele e regeneração de células. Isto significa que a pele está melhor protegida contra danos do sol, assim como a degradação natural da idade que ocorre quando os radicais livres estão presentes no corpo.

 

E tem mais! O Óleo de Girassol traz o ácido linoleico, favorecendo não somente a pele, como, também, o sistema endócrino; previne a formação de cicatrizes e minimiza o aspecto das rugas. Ou seja, um aliado de primeira da saúde e da aparência.

 

Ajuda a combater o Câncer de Cólon

 

A Vitamina E, presente no Óleo de Girassol, tem variedades conhecidas como tocoferóis. Esses são poderosos antioxidantes que podem eliminar os radicais livres antes que façam mutação de células saudáveis em células cancerosas.

 

Especificamente, o Óleo de Girassol tem sido associado à prevenção do câncer de cólon, mas há uma série de estudos em curso para verificar os seus efeitos numa variedade mais ampla de câncer.

 

Ajuda a combater depressão

 

Como dissemos antes, o Óleo de Girassol é rico em ácidos graxos essenciais, sendo um antioxidante poderoso, além de rico em vitamina E.

 

Esses compostos acabam atuando sobre a produção de hormônios cerebrais e em problemas degenerativos e cardiovasculares, especialmente os relacionados ao Sistema Nervoso Central.

 

Por causa disso, o Óleo de Girassol também ameniza vários problemas de origem depressiva, além de desconfortos da menopausa e TPM.

 

Contraindicações

 

Óleo de Girassol é contraindicado para pacientes que tenham sensibilidade às propriedades do óleo. O consumo por gestantes e mulheres em fase de amamentação deve ser feito somente com supervisão médica. Sempre antes de consumir um medicamento, mesmo que natural, consulte um médico.

Tenha em sua casa os maiores benefícios da Flor do Sol!

 

Nunca consuma ou aplique insumos vegetais ou animais sem orientação e acompanhamento de um profissional qualificado e de sua confiança.

 

“O Ministério da Saúde adverte: não existem evidências científicas comprovadas de que este produto previna, trate ou cure doenças. ”

 

Onde encontrar: Você encontra esses e outros Óleos acessando este link: mundodosoleos.com ou indo até a nossa loja localizada no CLSW 504 Bloco “B” loja 46, Sudoeste, Brasília (DF).

 

Descarte do Óleo

 

O descarte não adequado dos Óleos pode acarretar entupimento nas tubulações e ainda poluir a água. Por isso, procure locais próprios para o descarte. Armazene em um vidro e dirija-se aos postos de coleta da sua cidade.

 

Estamos também nas redes sociais. Curta nossa página no Facebook e acompanhe novidades e artigos como esse.

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Artigos Relacionados