Óleo de Peixe: um oceano de benefícios para você!

Óleo de Peixe: um oceano de benefícios para você!

A depredação do nosso meio ambiente está chegando a patamares alarmantes e irreversíveis. Apesar de podermos ver esse impacto de maneira mais gritantes nas nossas matas, estamos descobrindo que os oceanos estão sendo profundamente afetados.

Para se ter uma ideia, de acordo com um estudo realizado pela Fundação Ellen MacArthur em parceria com a consultoria McKinsey, a quantidade de lixo nos oceanos deve superar a de peixes em 2050!

Isso porque, segundo o estudo, atualmente mais de 150 milhões de toneladas de plásticos poluem os nossos oceanos. Para se ter uma ideia, em 2014 a proporção entre toneladas desse material e as de peixe era de 1 para 5. Caso não ocorram mudanças nessa forma de pensamento, em 2055, essa proporção será de 1 para 3!

A humanidade está usando 20% a mais de recursos naturais do que o planeta é capaz de repor. Com isso, está avançando sobre os estoques naturais da Terra, comprometendo as gerações atual e futuras segundo o Relatório Planeta Vivo 2002, elaborado pelo WWF e lançado em Genebra.

Mas ainda é possível reverter esse quadro realizando o que chamamos de conscientização ambiental, promovendo o desenvolvimento sustentável de forma rápida e eficiente.

Isso é totalmente possível uma vez que já temos inúmeros estudos que comprovam que a produção natural do nosso planeta é perfeitamente capaz de suprir nossas necessidades biológicas.

Veja o caso dos peixes, por exemplo, fazer a pesca de forma consciente, além de criar locais adequados de reprodução, são estratégias muito inteligentes tanto para podermos fazer uso de seus benefícios quanto para manter a nossa biosfera funcionando da melhor forma possível.

A verdade é que sempre quando queremos dar a ideia de “muitos benefícios” em muitos momentos acabamos por usar o bordão “mar de benefícios”. Já percebeu?

Isso acontece porque sabemos como o mar é vasto e rico! Ele nos oferece infinitos benefícios que atingem todos os patamares da nossa vida! Um deles, sem dúvida é em relação à nossa saúde!

Podemos falar do mar de benefícios trazidos pelas algas, plantas marinhas e até pela quantidade abundante de água mas vamos voltar ao assunto tratado desde o começo: os peixes!

São inúmeros os benefícios que os peixes trazem para nós e um de seus principais sem dúvida é o ômega-3.

Para se ter uma ideia, o ômega-3 não é produzido pelo organismo humano e precisa ser obtido em alimentos que produzam esse ácido. Apesar de não serem produzidos pelo nosso corpo, os ácidos graxos ômega-3, como são chamados, são bastante necessários para o seu funcionamento adequado. Por isso, esses ácidos graxos, como os ácidos eicosapenta­enoico (EPA) e docosahexaenoico (DHA), são considerados pelos especialistas como essenciais e que devem ser sempre adquiridos em nossos hábitos alimentícios.

Isso porque o os ácidos EPA e DHA fazem parte da estrutura dos fosfolipídeos que são componentes importantes da parede celular e matriz estrutural de todas as células, ou seja, são de extrema importância para a saúde das células e formação de tecidos, podendo influenciar na prevenção contra o câncer, melhora a eficácia da quimioterapia e radioterapia, retardamento de crescimento de tumores, formação de tecidos musculares, auxílio do tratamento de inúmeras doenças de pele e articulações e também melhoria da saúde dos olhos.

Óleo de Peixe

Ao contrário da cadeia produtiva bovina, que aproveita 100% de sua matéria-prima, a produção de pescado tem um aproveitamento de cerca de 30% a 50%. As vísceras e a cabeça do peixe, que representam de 50% a 70% restantes, são descartados, sendo que é fundamental aproveitá-los para reduzir o impacto ambiental.

De acordo com uma pesquisa realizada pela engenheira agrônoma Lia Ferraz de Arruda Sucasas é possível aproveitar esses resíduos para produção de co-produtos, tais como a farinha de pescado, hidrolisados protéicos, silagem ou o Óleo de Peixe

Assim como a sua matéria prima, o Óleo de Peixe possui quantidades enormes de ômega-3 que são importantíssimos para o nosso organismo. Quer saber alguns deles? Então confira agora

Benefícios do  Óleo de Peixe

Combate distúrbios no Sistema Nervoso

Pesquisadores da University School Case Western Reserve of Medicineem Cleveland, Ohio, em sua publicação de pesquisa intitula “Óleo de Peixe e Transtorno Bipolar: um tratamento promissor, mas não testado”, indicam que o Óleo de Peixe pode ser útil na estabilização do humor e tratamento de distúrbios bipolares. Não é surpreendente (apesar de ter sido verificado) que os países onde o peixe é frequentemente consumido têm uma baixa incidência de depressão.

Ajuda a emagrecer

Uma pesquisa feita pelo professor Peter Howe da Universidade do Sul da Austrália mostrou que os voluntários que receberam o Óleo de Peixe na sua dieta apresentaram maior perda de peso, em comparação com aqueles que não consomem regularmente o óleo. O exercício combinado com óleo de peixe tinha um efeito positivo sobre a forma do corpo e a composição dos pacientes participantes.

Protege o Sistema Cardiovascular

Outro benefício trazido pelo Óleo de Peixe é a sua capacidade redução da incidência de doenças cardiovasculares (DCV), devido à alta incidência de ômega-3. Outro benefício percebido por especialistas é que o óleo tem a capacidade de abaixar a pressão arterial, sobretudo nas pessoas acima de 40 anos. Nesses casos, ele age como uma terapia complementar, em que o paciente também deve seguir uma dieta com baixos níveis de sal.

Mantém a pele e os cabelos saudáveis

Além do ômega-3 o Óleo de Peixe é rico em proteínas, vitamina D, cálcio, ferro e Vitamina B12. Todos esses componentes ajudam e muito na formação de tecidos do corpo, na prevenção de doenças ósseas e combate a anemia.

Além disso, o ômega-3 do peixe é exatamente o tipo de gordura saudável que ajuda a manter a pele, os olhos, os cabelos brilhantes e, além do que é coadjuvante no tratamento de doenças da pele, como a psoríase e as dermatites.

Protege e contribui para a saúde dos olhos

Por manter altos níveis de ômega-3 e ácidos graxos essenciais, o Óleo de Peixe oferece uma proteção substancial contra a degeneração macular (DMRI) dos olhos, uma condição na qual a visão fina se deteriora, resultando em perda da visão central e é a principal causa de cegueira em pessoas mais de 50 anos. Além de reduzir o risco da síndrome do olho seco.

Dica de uso do Óleo de Peixe

Em Cápsulas

A dose recomendada é de até duas cápsulas de 1g (cada) ao dia, que você deve tomar até 20 minutos antes das principais refeições (almoço e jantar), totalizando 2g diárias.

Líquido

A dose recomendada é de até duas colheres ao dia, que você deve tomar até 20 minutos antes das principais refeições (almoço e jantar), totalizando 2g diárias.

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Artigos Relacionados