Saiba porque o Óleo Essencial de Menta é um dos mais vendidos do mundo!

Saiba porque o Óleo Essencial de Menta é um dos mais vendidos do mundo!

Não é à toa que o Óleo Essencial de Menta é um dos mais vendidos do mundo. Suas propriedades trazem inúmeros benefícios para o corpo e para a saúde. Além disso, o ele é muito utilizado em massagens aromáticas para proporcionar alívio de dores, principalmente da coluna vertebral.

O óleo contém numerosos minerais e nutrientes, incluindo o manganês, ferro, magnésio, cálcio, potássio e cobre, além de ácidos graxos omega-3, vitamina A e vitamina C. Ele também tem uma longa tradição de uso medicinal, com evidencias arqueológicas que colocam sua utilização a pelo menos 10 mil anos atrás.

Outra característica é que ele contribui para o alívio da tensão muscular e da respiração, contribui nos tratamentos das dores de cabeça, dor muscular, gripes e resfriados, coriza, sinusite, enxaqueca, etc. Por essa razão, o Óleo Essencial de Menta tem sido muito utilizado em massagens para alívio de dores, principalmente na coluna vertebral. Sua ação anestésica é praticamente imediata.O óleo também ajuda a combater enfermidades como mau-hálito, refluxo, dores no estômago, dor de garganta entre outros.

Só por essas qualidades ele já pode ser inserido em todas as esferas de cuidados e saúde das nossas vidas o que o credencia e também o coloca como um dos óleos mais benéficos e mais utilizados tanto pelas indústrias farmacêuticas e cosméticas quanto de forma natural.

Mas agora confira como fazer alguns dos tratamentos utilizando o Óleo Essencial de Menta:

Dores Musculares

Como foi dito anteriormente, o Óleo Essencial de Menta pode ser usado para aliviar a tensão muscular e melhorar a respiração.

Para fazer uma inalação simples, basta aplicar 1 ou 2 gotas do Óleo Essencial de Menta nas mãos e esfregar uma na outra até sentir esquentar, em seguida leve as mãos até o nariz e respire fundo, como uma inalação.

Para uma inalação natural mais profunda, é necessário ferver 500ml de água (aproximadamente) até soltar fumaça, despejar em uma bacia, pingar 2 a 4 gotas do Óleo Essencial de Menta na água depois de fervida. Inalar o vapor da água até sumir a fumaça com a cabeça coberta para não perder o valor com as propriedades medicinais. Essa inalação é muito usada para tratar sinusite, peito expectorado, enxaqueca, falta de ar, alergia, etc.

Após o uso da inalação não se deve fazer uso de líquidos gelados ou frios e nem ficar exposto a ambientes abertos com fontes de ar frio, evitar ficar com os pés descalços. O melhor momento para fazer essa inalação é antes de dormir.

Mau-hálito

Uma gota torna o hálito agradável. O Óleo Essencial de Menta pode substituir creme dental, bastando pingar duas gostas sobre a escova. Você sentirá uma enorme bem-estar.

 

Complicações de estômago e intestino

Tanto para dores abdominais como azia, má digestão, enjoo, flatulência e inquietação gástrico o Óleo Essencial de Menta funciona maravilhosamente bem desde que não misturado com outros produtos. É sempre aconselhável, em caso de problemas intestinais, não misturar fitoterápicos ou remédio. No caso de vômitos pode-se tomar uma gota após, o que causa grande conforto. O Óleo Essencial de Menta funciona como bom digestivo, especialmente para pessoas que tem hábito de consumir carnes e outros produtos de origem animal.

Prisão de ventre

O Óleo Essencial de Menta age com laxante natural se tomado em jejum misturado em um copo de água cheio. No caso de adultos duas ou três gotas são suficientes. Crianças não podem passar de uma gota. Massagear a área abdominal com óleo de menta, em movimentos circulares no sentido horário também ajuda muito nos casos de constipação.

Dor de cabeça

Em caso de dores de cabeça, ingerir uma gota em diluída em um copo de água e, com as pontas dos dedos (com cautela com os olhos), massagear o ponto principal da dor usando o óleo.

Dor de dente

Nas dores de dente pode-se pingar uma gota diretamente na cárie. Em situação de dores não associadas à cárie apenas ingerir um ou duas gotas do Óleo Essencial de Menta e massagear a região do dente pelo lado de fora da boca.

Coceiras e Picadas de Insetos

A experiência mostra que as coceiras, inclusive os fortes, e as picadas de insetos que causam irritação, são imediatamente aliviadas com o Óleo Essencial de Menta. Basta aplicar duas ou três gotas sobre a coceira e massagear até que o óleo espalhe bem.

Repelir Insetos

O Óleo Essencial de Menta é tão eficiente quanto a citronela e a andiroba para repelir pernilongos, mosquitos e outros insetos. Quando pingado pela cozinha repele baratas e formigas. É ótimo para acampamentos, áreas rurais e quando suavemente espalhado no pelo de cães e gatos, ajuda o repelir e prevenir pulgas e carrapatos.

Tensão Nervosa e Insônia

Uma gota de Óleo Essencial de Menta diluída em um copo de água, tomada meia hora antes de dormir, ajuda muito no descanso. O óleo de menta também precisa ser esfregado com a mãos e inalado em forma de concha. Esta atitude amplia a potencial respiratório, acalma os nervos, estimula o relaxamento e ocasiona o sono.

Gripe, nariz entupido, resfriado, sinusite

Em estados gripais e resfriados o Óleo Essencial de Menta é coadjuvante e causa forte bem-estar. Inalado de acordo com o Modo de usar como inalação natural caseira e esfregado delicadamente através da região externa do nariz, bem como nas faces, ajuda o desentupir e aliviar a sinusite. O óleo de menta pode ser pingado dentro de chás desde que a temperatura deste seja morna ou fria. Tomado na proporção de duas gotas para um copo de água, funciona como expectorante. Não o utilizar em caso de asmas e bronquites já que estas pacientes devem se afastar de cheiros fortes.

Chulé

Duas gotas pingadas do Óleo Essencial de Menta no interior do sapato ou do tênis ajudam o neutralizar o odor forte e dá sensação refrescante aos pés. Você também pode esfregá-lo aos pés, uma vez que colocado entre os dedos, ajuda a prevenir frieiras. Quando aplicado sobre os calos dos pés, o Óleo Essencial de Menta torna a remoção mais fácil.

Nunca consuma ou aplique insumos vegetais ou animais sem orientação e acompanhamento de um profissional qualificado e de sua confiança.

“O Ministério da Saúde adverte: não existem evidências científicas comprovadas de que este produto previna, trate ou cure doenças. ”

Onde encontrar: Você encontra esses e outros Óleos acessando este link: mundodosoleos.com ou indo até a nossa loja localizada no CLSW 504 Bloco “B” loja 46, Sudoeste, Brasília (DF).

Descarte do Óleo

O descarte não adequado dos Óleos pode acarretar entupimento nas tubulações e ainda poluir a água. Por isso, procure locais próprios para o descarte. Armazene em um vidro e dirija-se aos postos de coleta da sua cidade.

Estamos também nas redes sociais. Curta nossa página no Facebook e acompanhe novidades e artigos como esse.

Voltar para o blog

8 comentários

Me enganei e troquei o meu colírio pelo óleo de menta. Foi apavorante. O q devo fazer.?

Sandra

O oleo de menta uso externo pode ser ingerido?

Eliziane

olá meu filho sofre de sinusite eu faço inalação no sor fisiologico com duas gotas eu posso né

adriana

O óleo de menta tem de uso externo e interno ?

Carla

Comprei um olho de menta a algum tempo, agora tenho dúvidas se ainda posso usar, o mesmo não tem prazo de validade?

Marisa

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Artigos Relacionados